sábado, 30 de novembro de 2013

Sabor a sábado #17

E hoje temos...
... bolachinhas de gengibre!!
E assim vamos dar as boas vindas ao mês do Natal, com um anjos, estrelas e árvores de Natal de gengibre. E, ao que parece, o gengibre também faz muito bem às constipações...mas estas que se mantenham pela Lapónia...

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Candeias que não alumiam


As vantagens de se andar pelo campo são muitas, uma delas é o de descobrir flores do campo e as histórias por detrás delas. Foi o caso desta que, amadoramente, fotografei.
Reza a história destas bandas que por volta dos anos 30, os camponeses que trabalhavam à jorna na apanha da azeitona e que na maioria dos casos eram explorados até para lá do sol se pôr por patrões sedentos de lucro, socorriam-se simbolicamente destas flores, pegavam numa e lá iam dizendo por entre dentes e a medo:
- Vão buscar as candeias! Vão buscar as candeias!
Estas flores, vulgarmente chamadas de "candeias" serviam assim para alertar os tais patrões de que a noite já tinha chegado e a azeitona era preta... Portanto, era chegada a hora de ir para casa...

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Pérolas da língua portuguesa #9

É comunmente aceite que os animais são os melhores amigos do homem, e é também certo que  o carinho que se desenvolve por eles é tal que os equiparamos a seres humanos em todas as suas necessidades e cuidados.
Hoje uma colega de trabalho estava bastante inquietada porque o seu gato estava doente... a dada altura diz-me:
-  Estava tão prostrado que tive que o levar ao hospital... está internado e com prognóstico muito reservado!
Chama-se a isto afeto ou personificação?

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Ótimo



Esta publicidade está ótima...
Que maravilhoso encontro de gerações selado por valores tão simples e fundamentais como a partilha de afetos e a ingenuidade das brincadeiras nas mãos de crianças, que nos fazem acordar a criança que temos em nós.

A banalidade da cogitação

Se ontem podia ter sido o dia em que nasceu um escrivão, hoje acredito que se comemore o aniversário do inventor do frigorífico. 
Sei que me corro o risco de me estar a tornar repetitiva e, eventualmente, ser mais uma daquelas pessoas que quando não têm mais nada para falar, falam do tempo... mas, o frio está a vencer a minha disposição para cogitações mais profundas.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Nascerá um escrivão?

Como costuma dizer o meu pai, " hoje deve estar para nascer um escrivão!" Tal é o vento que se faz sentir por estas bandas.
Atente-se que nos tempos idos, quando o escrivão não tinha computador, a sua letra primava pelo aspeto mais ou menos deitado a lembrar ventos fortes.

sábado, 23 de novembro de 2013

Sabor a sábado #16


O bolo de aniversário de duas princesas bailarinas... 
Este é um bolo home made mas que não tem a minha assinatura... Fui uma mera espetadora e provadora, claro... por detrás da cobertura tínhamos bolo de chocolate.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Decoração natalícia


...fica a sugestão para uma decoração inovadora, original e, acima de tudo, simbolicamente realista para este Natal!

Quem sabe a resposta? #1

Pelas respostas dadas não foram detetados sintomas de distúrbios emocionais ou comportamentais, não foram detetados copianços ou fraudes. Portanto, estão habilitados a resolver enigmas mais ou menos óbvios...
A resposta correta é: para o reencontrar no funeral!

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Dar descanso à beleza feminina

É a nova onda, a nova moda no Japão... cafés com salas de sesta para que as mulheres, (sim isto é só para as mulheres, percebem porquê?), descansem um bocadinho.
Pela módica quantia de um euro e onze cêntimos, as mulheres dispõem de uma tarimba com alvos lençóis e aromas refrescantes que podem usufruir durante quinze ou vinte minutos.
Confesso que é uma medida que dava algum jeito... quanto mais não fosse para descansar os pés da tortura elegante dos saltos altos e os olhos... das caras de enfado e má disposição que dão um colorido acinzentado aos dias. 

Noticias ao Minuto - Salas de sesta para mulheres são nova moda no Japão

Quem sabe a resposta?

Num dia de outono, um rapaz e uma rapariga conhecerem-se num funeral e, rapidamente se apaixonaram, namoraram, foram felizes...um dia o rapaz cansou-se da amada, terminou o namoro e desapareceu. Ela nunca mais o viu. Revoltada mata a própria irmã. 
Porque o fez? 
Vamos lá então a arriscar respostas...

Em maré de futebol...cá vai a Filosofia


Uma grande partida de Futebol disputada por dois países com forte tradição filosófica: Alemanha - Grécia, para assinalar o Dia Mundial Da Filosofia... com algum fervor académico e muito humor, à moda de Monty Python.
Os alemães não têm um Muller, mas tem um Nietzsche sempre no ataque... os gregos não têm um Katsouranis, mas têm um Sócrates que, ainda saiba que nada sabe, sabe ser certeiro.
Nesta partida filosófica quem realmente ganhou e ganha foi o pensamento filosófico Ocidental, portanto, ganhamos todos neste devir histórico.

p.s. Para quem aprecia, como eu, Monty Python fiquem a saber que os mesmos anunciam hoje, volvidos trinta anos, que vão voltar a juntar-se, parece que têm as hipotecas das casas para pagar...

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

De pijama foram à rua

Hoje as crianças portuguesas tiveram oportunidade de usar uma indumentária diferente para levaram para o seu "emprego". Foram de pijama e tendo em conta o frio dos dias, agasalharam-se confortavelmente com umas pantufas fofinhas e um robe quentinho com os bolsos, mais ou menos, recheados de Euros que generosamente lhes deram os familiares, para assim ajudar as crianças que se encontram institucionalizadas em virtude de não terem a benção de uma família ... e assim comemoraram o Dia Nacional do Pijama. 
Quando soube da nobre iniciativa, questionei-me sobre o porquê do pijama... O pijama é um símbolo de momentos de família, de lar, de carinho, de sorrisos, de afetos, de abraços apertados, de cuidado, de histórias para adormecer, de beijos de boa noite, de "fadas do dentinho"' de lençóis que se aconchegam em noites de sonos inquietos... e de tanta coisa mais...

terça-feira, 19 de novembro de 2013

" Eu estou aqui!"

Hoje CR esteve três vezes, em 2014 estamos todos no Brasil e o Paulo Bento não está no desemprego...
Mas como não há "bela sem senão"... temos o fuso horário que nos troca um bocadinho, pouco, as voltas da "bola"...
Ainda assim, estamos cá!

A aguardar... pacatamente! (parte I)

Sou por norma uma pessoa discreta no trato social.
Sou por norma uma pessoa de trato fácil.
Sou por norma uma pessoa reservada, no primeiro contacto com o outro.
Sou por norma uma pessoa que gosta de passar despercebida, no meio de grupos ou multidões descaracterizadas.
Por ser tudo isto e muito mais, quem comigo priva em contexto profissionais, fica quase sempre com a ideia de que não tenho grande coisa a dar, a partilhar, a dizer e como tal, estou habituada a que, direta ou indiretamente subestimem a minha presença. Contudo, e sem falsas modéstias reconheço que o meu contributo profissional revela-se pertinente, útil e moderadamente enriquecedor.
Ora, não é meu intento fazer aqui um discurso narcisista ou presunçoso, apenas quero partilhar um momento de vida profissional. 
Assim, quando se trabalha com profissionais bem mais velhos que nós, há uma tendência quase inata, para se considerar o mais novo como o elo mais fraco de toda uma cadeia que visa fins comuns.
Ultimamente, tenho sentido esse desconforto na pele, trabalho com pessoas mais velhas que têm uma carreira profissional de duas ou três décadas (a minha ainda não chega a duas e ainda por cima, laboralmente precária), o conhecimento que tenho deles é parco (cerca de dois meses) e as situações de contacto direto têm sido pontuais. Face a tais constrangimentos, até um simples bom dia ou boa tarde que me é dirigido, é em alguns muitos casos, involuntário, arrisco mesmo forçado.
Contudo, e de uma forma pouco gradual, observo com alguma satisfação e ego fortalecido, uma aproximação profissional que, aparentemente parecia quase irrealizável nos tempos mais próximos... Será coincidência? Será o curso natural dos acontecimentos? Será intencional? Ou será apenas e tão só um meio para a obtenção de um fim? 
Creio que já tenho um esboço explicativo, para os estados de alma daquelas almas que comigo partilham espaços e tempos, mas como não gosto de defender crenças pouco alicerçadas, aguardo pacatamente as cenas dos próximos capítulos... Aguardem comigo! 

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Amigos dos pés


Os amigos são para as ocasiões, lá diz o povo do alto da sua sabedoria...
Pois, hoje chegou o dia destes meus "amigos dos pés" mostrarem o que valem! Por estas bandas, o biquini às bolinhas amarelas está para o verão, assim como o saquinho às bolinhas coloridas, está para o inverno.

domingo, 17 de novembro de 2013

In the jungle


Porque amanhã é segunda-feira e a "selva" é o pão nosso de cada dia, há que ter a força suficiente para um roar indomesticável.
Boa semana! 

Tal mãe, desigual filho

A verdade está sempre na boca das crianças? 

Aproxima-se a hora de almoço e comenta a mãe para o filho, uma criança de sete, oito anos:
- agora vamos cortar o cabelo e depois almoçamos no M... (aquela cadeia de hambúrgueres em que os empregados desinfectam-se de minuto a minuto, quase... dizem eles!)
- ... (silêncio sepulcral, a boca da criança não se abre).
- não queres filhote? Preferes almoçar em casa?
- Sim, quero almoçar em casa,  gosto de comida feita em casa - responde a criança com assertividade.

Está ou não está na boca das crianças? 

sábado, 16 de novembro de 2013

Sabor a sábado #15


Rosquilhas para o lanche...
Sugiro um chá de frutos vermelhos bem quentinho, para contrariar o sábado solarengo, mas frio, que se faz sentir.


Hoje o canino cá de casa (Bocage), também teve direito a este "rosquosso"... uma vez por festa para não se habituar!

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Estou de cabeça cheia!

Caras senhoras cabeleireiras e caros senhores cabeleireiros, 
venho por este meio pedir-vos encarecidamente que não usem as cabeças dos vossos clientes, para fazer experiências com shampoos novos que prometem cabelos nutridos, sedosos, volumosos, brilhantes, whatever... Pois à conta disso, tenho uma comichão na cabeça que me levou a equacionar uma ida à farmácia de serviço para comprar Quitoso e um daqueles pentes fininhos que são mais ou menos iguais ao teste do "algodão não engana"!
Definitivamente, hoje o dia não correu de feição para a minha cabeça... Posso dizer que hoje, os ganhos para a cabeça foram consideravelmente dolorosos... 
Perdidos e não ganhos, no seguimento do post anterior.

Muitas perdas, um ganho!

Sou uma infodependentes!
Descobri agora mesmo que perdi uma pen, isto é o equivalente a ter perdido grande parte da minha vida... perdi trabalho, perdi tempo, perdi dinheiro, perdi um pedaço de mim (ok! agora estou a ser melodramática), mas tenho que pensar que com isto ganhei alguma coisa. Ganhei uma grande dor de cabeça!

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Mais um estudo... Psicopatas

De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, os advogados, pivôs de rádio e televisão e diretores executivos são gente manipuladora... Segundo o estudo são, PSICOPATAS, sim isso mesmo! Acho que a loucura e a extrapolação de conceitos e comportamentos chegou às universidades...lamento!

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Isn't it cute? #7



Rendida à tendência pied de poule num dos meus géneros preferidos de calçado, a sabrina... Antes que a chuva regresse, há que aproveitar o sol com conforto.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Pérolas da língua portuguesa #8

Ontem comemorou-se o dia de São Martinho com a praxe do costume e na tentativa de enaltecer a generosidade de uma região, alguém afirmou convictamente que a castanha tem contribuído grandemente para a subida ascendente da economia local e, para mostrar a qualidade do produto, reiterou que se ofereceu de forma completamente gratuita umas boas centenas de castanhas aos habitantes e visitantes da região.
Será que está lição de português teve alguma coisa a ver com a água-pé?

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Quente e bom!


Para quem, como eu, já tem muitas saudades do verão, alegremos-nos com o verão de São Martinho. O sol vai estar bom e quentinho nos próximos dias, tal como as castanhas que continuam a estar quentes e boas.
O meu agradecimento hoje, vai direitinho para o São Martinho... com isto tudo até versejo!

domingo, 10 de novembro de 2013

A memória...


Independentemente das ideologias políticas, há gente que fica na história de um país e na memória das gentes...

sábado, 9 de novembro de 2013

Sabor a sábado #14



Por aqui o sol brilhou, ainda que não chegasse para aquecer. Portanto, em homenagem ao sol e para aquecer o espírito, sirvo-vos Muffins de cenoura e com travo a laranja.
Bom apetite!

Golegã e chapéu de coelho


Em plena Feira Nacional do Cavalo na Golegã exige-se indumentária a preceito e rigor. O traje português de equitação é composto por calças, camisa, jaqueta, colete, samarra (caso o frio aperte) e o acessório indispensável que completa o porte elegante de quem enverga, orgulhosamente este conjunto, o chapéu.
O chapéu de cavaleiro é feito de pele de coelho e made in Golegã, em particular na Chapelaria Coelho, e o preço ronda os sessenta euros, mas preços à parte, ribatejano que se preze não dispensa o seu até porque chapéus há muitos, mas não são da Chapelaria Coelho.
Este fim de semana, espera-se um elevado número de visitantes na Golegã e espera-se também que o negócio dos chapéus tenha vendas significativas, pois a julgar pelos anos anteriores, o chapéu de pele de coelho é muito apreciado pelos turistas estrangeiros, em particular, alemães e franceses... vamos ver se chegam para as encomendas e se não será necessário fazer uma caça ao coelho para fazer chapéus na Golegã.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Fico enjoada... blhhhhaaaaacccc!


A yorn prima pelo insólito, mas para mim prima também pela repulsa... este anúncio dá-me náuseas, e mais não digo!

Bendita crise!

Ainda bem que a crise tem efeitos positivos... Fico mesmo contente por saber, que afinal os portugueses não vivem assim tão mal, ou não ocupássemos nós o décimo segundo lugar em toda a Europa, no ranking dos países com mais multimilionários... Bom! Muito bom! Excelente! 
Somos mesmo uns pobres e mal agradecidos, andamos aí a passear carteiras recheadas de guito e depois queixamo-nos e fazemos greves...
Afinal, os nossos governantes andaram a enganar o Zé Povinho com conversas fiadas de crise, austeridade, programas de assistência financeira e o diabo a sete... São uns malandros e uns brincalhões...não se faz, não se brinca com coisas sérias!

p.s. Apeteceu-me ser irónica, assim consigo ter um maior poder de encaixe em relação a estas situações.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

isn´t it cute? #6



A minha nova aquisição, ou melhor, uma das prendas de aniversário. 
Gosto muito! Uso todos os dias e não me canso, nem me cansam os pés...confortáveis, muito confortáveis! Por este "andar" gasto-as em três tempos, o que é uma pena.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Elas andam aí...

Já chegou... 
Confesso que já estava a achar a sua falta e a pensar que lengalenga iria preencher de minuto a minuto, os espaços publicitários até ao carnaval... quase!
Está um bocadinho mais paradita, a Popota! Será do peso ou da idade?
Já agora, parece-me que a Leopoldina também anda por aí, mais discreta... mas anda!

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Frio, gelado ou quente o importante é "ter chá"

Uns apresentam as suas narrativas, outros protagonizam acontecimentos "inenarráveis, quer uns quer outros são exemplos retirados da esfera política. 
Um de muitos defeitos dos políticos portugueses é o de se acharam merecedores de uma absoluta reverência, pois cada vez que fazem aparições públicas gostam de se fazer esperar, é um comportamento que me faz alguma espécie, e que me deixa a pensar na hipótese de os ditos, se quererem substituir a el rei D. Sebastião! Mas isto sou eu a pensar... 
Ora, a última do género foi protagonizada por Paulo Portas que se atrasou um bocadinho, convenhamos, obrigando a comunidade portuguesa em Macau a esperar por sua excelência, o vice primeiro ministro, nada mais nada menos que duas horas, cento e vinte minutos, sete mil e duzentos segundos... Como pessoa importante que se julga, não se dignou a dar qualquer explicação.
Claro está que os chineses não estão para aturar este tipo de pedantismo e não se fizeram rogados na hora de qualificar o ato de sua excelência... como inenarrável e de uma grande falta de chá!
Permita-me uma sugestão excelentíssimo vice primeiro ministro, para a próxima documente-se relativamente aos hábitos e costumes do país que visita, faça o trabalho de casa e seja um bom aluno, aproveite e peça também umas dicas de etiqueta à Paula Bobone e já agora, compre umas caixas de chá... esteve na terra dele!

p.s. Amanhã prometo que não falo de políticos do atual executivo... A não ser que haja mais uma ou outra pérola!

O cavalo do inglês

Crato diz que portugueses precisavam "trabalhar um ano sem comer" para pagar a dívida.
Perante esta pérola de mais um dos ministros da tutela, lembrei-me da anedota do cavalo do inglês... Quando o cavalo, após um período de redução constante do seu alimento, estava quase desabituado de comer...eis que morre!
Façam-se as devidas comparações!

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Pizzas e presentes de Natal

O fim de semana é propício á prevaricação e, de quando em vez, lá se faz um jantar de pizza... foi o caso do jantar de domingo à noite. 
Decidido que estava o menu, fez-se o telefonema da praxe e encomendou-se a iguaria italiana a uma empresa portuguesa... a fome começava a fazer-se sentir e não havia maneira de chegar o homem das pizzas, a cada som de motorizada alguém arriscava a urgência da entrega... o tempo foi passando e nada... entretanto, tocou o telefone e fui informada que o rapazinho das pizzas tinha sido assaltado num quando parou num semáforo, as pizzas foram furtadas por um grupo de jovens (provavelmente esfomeados, digo eu!), que ainda tiveram a imoralidade de agredir o funcionário, deixando-o em situação de tratamento hospitalar. Perante isto, a entrega seria feita o mais rapidamente possível e a custo zero para o cliente, como forma de compensação pela espera forçada. 
Fiquei estupefacta e muito incomodada com o sucedido ao ponto de sugerir que, poderiam adotar uma boa prática contra estes energúmenos que desrespeitam e molestam quem trabalha. Que tal fazer uma fornada de pizzas enriquecidas com uma boa dose de laxante, para não dizer mais, e fazer-lhes uma entrega ao domicílio? O Natal está à porta, temos que ser solidários e ajudar quem precisa...

domingo, 3 de novembro de 2013

"Cheira a lua, cheira a Lisboa."

Uma sugestão musical que mistura pop, folk  e o calor da língua francesa, para um fim de domingo, na voz doce e melodiosa de Wendy Nazaré em dueto com Pep's.
Um hino a Lisboa...

sábado, 2 de novembro de 2013

Sabor a sábado #13


Um lanche com "bolinhos" de frutos secos para não deixar morrer a tradição gastronómica do dia de Todos os Santos... Por cá não faltaram as nozes, as passas de figo, as sultanas e para combater a "depressão" do feriado aniquilado, bagas de goji!


sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Bolinhos ou "eurinhos"?

Apareceram cá por casa, ao início da noite, dois miúdos em idade escolar a pedir os "bolinhos", é assim que se chama ao "Pão por Deus", cá por estes lados. Fiquei na dúvida se o que queriam era um bolinho ou um dinheirinho... mas como me pediram bolinhos e não eurinhos, dei-lhes bolinhos!
Crianças, se não vos dei o que queriam a culpa foi vossa... é de pequenino que se aprende a chamar as coisas pelo nome... quem não arrisca não petisca, ou melhor, quem não chora não mama...muito mais apropriado.

Em dia útil, um trabalho "abençoado"

No tempo dos outros senhores, hoje era "dia santo de guarda", como se diz cá pelas minhas bandas, em particular, por aqueles que se confessam católicos e para os outros era feriado, independentemente dos critérios religiosos de cada um, comungava-se o facto de ser um dia em que não se trabalhava.
Mas, como dizia o poeta, mudam-se os tempos, mudam-se as vontades e a vontade dos senhores de hoje, foi esta e lá se fez mais um corte, desta vez no dia santo feriado, porque o país tem que produzir, tem que ser competitivo e a economia tem de ser relançada e, convenhamos, oito horas de ausência de trabalho é muito significativo, tendo em conta o número de almas lusas empregadas na terra que as viu nascer...
Contudo, tenho de reconhecer que o facto de hoje ser um dia útil, foi mesmo muito útil, o que seria de nós, se hoje os trabalhos na Assembleia da República estivessem encerrados... não teríamos o Orçamento de Estado aprovado e isso sim, seria um prejuízo enorme para o país, para a sua cotação nos mercados, para a sua reputação face à troika.
Fico muito mais descansada, por saber que desta vez o exemplo de trabalho veio de cima, só tenho pena de nem sempre esse trabalho ser um bom trabalho, um trabalho abençoado...hoje, parece-me que foi o caso...parece-me!