segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Marmotas e Candeias...vai dar ao mesmo!

Esperei quase pelo final do dia para escrever este post, pois a verosimilhança do mesmo está altamente dependente das horas que vão passando.
Hoje, nos Estados Unidos da América e Canadá celebra-se o Dia da Marmota, que consiste numa tradição em que as pessoas devem, neste dia observar atentamente uma toca de uma marmota. Se a marmota sair da toca por estar nublado, significa que o inverno terminará mais cedo, se pelo contrário, o sol estiver a brilhar e o animal, ainda que saia da toca, assusta-se com a sua sombra e regressa à toca, então o inverno está para durar... mais seis semanas.
Por cá, não temos tradição na marmota, mas temos a sabedoria popular que também versa sobre este assunto. Diz então o povo, que tanto respeito, que hoje é o dia da Sra. das Candeias e se a candeia rir, está o inverno para vir, se a candeia chora, está o inverno fora. 
Muito bem, hoje penso que candeia chorou por todo o nosso país... Chuva e mais chuva. Portanto... Estou pronta para te receber, primavera! 
Quanto à marmota, não sei como se comportou...

3 comentários:

  1. Gostei que hoje chovesse por esse motivo...PRIMAVERA à vista!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Eu também me lembrei muito da Candelári hoje, por esses motivos. Oxalá que a marmota o confirme. Para já anunciam-se dias soalheiros, mas com temperaturas mínimas de 1º em Lisboa

    ResponderEliminar
  3. Eh pá venha ela então :D

    ResponderEliminar