Vivemos na era da modernidade e aquilo que era o tradicional, corre um sério risco de ser apenas uma memória, registada em mentes gastas pelo tempo ou então nos anais da história mais ou menos recente. Aos poucos a humanidade vai-se rendendo ao tecnológico, ao digital, ao virtual e aquilo que ocupava os tempos livres de miúdos e graúdos, cai apressadamente no esquecimento.
Hoje, mais uma vez tive a certeza do que afirmo, quando crianças de dez, onze anos se depararam com o tradicional jogo da macaca, riscado no chão com um pau de giz. Estupefactos e atrapalhados não sabiam o que tinham de fazer, os riscos toscamente desenhados eram tão reais e aquilo que os seus olhos conhecem bem, e as suas mãos maneiam ainda melhor, são os botões da PSP e as teclas de um equipamento que produz movimento, imagens e sons que compõem uma sinfonia de divertimento. Mas ali, eram precisos também os pés e aquelas crianças não sabiam como os usar... Sabiam porém, que os protegiam com belos ténis que iluminavam o soalho polido com luzes pisca pisca, não sabiam contudo, que foram cosidos por crianças às quais lhes foi roubado o tempo para brincarem à macaca... Foram ensinados a brincar à macaca e de uma forma mais ou menos atabalhoada lá saltaram num só pé, lá rodaram com os dois e lá perceberam que também se pode brincar sem se ter os brinquedos da moda...
oh deus! nós tivemos infâncias bem mais felizes, não tenho dúvida!
ResponderEliminarConcordo contigo, os miúdos de hoje têm tudo e fartam-se facilmente , acabam por não ser originais nas brincadeiras.
ResponderEliminarEu tento, (por enquanto) contrariar os meus netos, mas noto que é difícil.
Ohhhh, eu brinquei TANTO à macaca!!! Dois jardins acima da minha casa está mesmo feito no chão (acho que é com pedra mesmo, nada de riscos a giz como fazíamos na escola) o desenho de duas macacas. E passei tantas e boas horas lá.
ResponderEliminarForam momentos muito bons, sem dúvida!
ResponderEliminarSem as coisas da moda que existem hoje, mas sempre com toneladas de felicidade! :)
Beijinhos
Os meus alunos jogam comigo à macaca...-:-)
ResponderEliminarAdorava esses joguinhos...
ResponderEliminarJoguei tanto à macaca. E ainda jogo com as Minis.
ResponderEliminarNós brincávamos utilizando o corpo e interagíamos com pares.
ResponderEliminarActualmente, as crianças têm brinquedos que brincam por si e sózinhos ou através da pressão num botão.
Por isso, a desumanização e a violência aumentam!
Bom Dia da Mulher, rrss
Os miúdos hoje em dia só pensam em computadores:( Bom fim de semana:)
ResponderEliminarNão subestimes as capacidades de uma criança. A «culpa» não é delas e sim dos adultos.
ResponderEliminarNaturalmente que não subestimo as competências e capacidades das crianças, elas são em substancial medida, o fruto de uma educação parental e social.
EliminarObrigada pela visita!
Bom Fim de Semana
ResponderEliminarE um Bom Dia da Mulher
As minhas meninas trocam bem um jogo de computador, por um jogo de futebol:)...e isso acontece quase todos os fins de semana:)
ResponderEliminarDepende de nós mostrar-lhes as tantas outras formas que há de brincar...a culpa de eles ficarem horas esquecidos num computador...é nossa.
Eu brinquei com as minhas às escondidas e à apanhada...e ainda hoje brincamos e já são adolescentes:)
jinhooooooossssssssss
Adorava, mas eu chamava jogar à semana não sei bem porquê :)
ResponderEliminarBj S
Não trocava os jogos da minha infância, pelos jogos da moda...
ResponderEliminar