segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Napoleão e Josefina - a queda


Desde sábado que há cá por casa, subentenda-se quintal, um casal de galináceos que espero com o tempo, venham a responder pelos nomes de Napoleão e Josefina. O motivo da escolha das suas graças, teve que ver apenas com o facto de a Josefina ser uma galinha cocó (galinha mais pequena que choca os ovos das galinhas grandes, por estas bandas chamamos-lhe assim), que enviuvou mal ganhou condições de viver em comunhão de leito. Portanto, Napoleão é o seu segundo marido!
 
Este casal gracioso gosta de dormir empoleirado, mas como ainda não conhecem os cantos à casa, tivemos que lhes indicar o poleiro adequado e, assim foram encaminhados para o alto de uma oliveira bem anafada, capaz de os proteger de ventos desfavoráveis. Instalados que estavam, um ao lado do outro, qual casal enamorado mas muito recato, lá ficaram no seu novo lar e residência de verão. Passadas umas horas, e como bons anfitriões que somos, resolvemos ir dar uma olhadela e... no poleiro apenas estava Napoleão... a Josefina tinha desaparecido, as hipóteses para a sua ausência foram aventadas... teria fugido, teria havido uma discussão conjugal e abandonou o lar, estaria escondida... Nada disso! Pela manhã voltámos a visitar o solitário Napoleão e Josefina, que provavelmente, passou a noite ao relento e à mercê de todos os barulhos e silêncios da noite,  já estava à sombra da oliveira, esperando pela descida em voo a pique do seu despreocupado companheiro. Napoleão estava no seu poleiro, hirto e firme a dar a sensação de total imobilidade, exatamente na mesma posição em que o tínhamos deixado no dia anterior.
 
Face ao observado, descobrimos a provável justificação para o desaparecimento de Josefina... a cocó resolveu dar um miminho ao seu marido e... ups! Desequilibrou-se! Caiu! Napoleão tendo visto o sucedido, resolveu não se mexer durante toda a noite, pois Imperador que é Imperador não cai!

10 comentários:

  1. ahahahah!

    Nós por aqui dizemos que é uma cocoa, fêmea do cocó! :D


    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Os nomes escolhidos parecem-me adequados a dois seres que, à imagem dos seus homónimos, muito provavelmente, acabarão "de cabeça perdida". ;)

    ResponderEliminar
  3. as galinhas gostam de dormir empoleiradas e com uma pata no ar. Na casa da minha mãe costumávamos ter galinhas mas, nunca se deu acidente semelhante...também nunca lhes demos nomes, muito menos pomposos como estes :)

    ResponderEliminar
  4. Os nomes dos galináceos são geniais, olha que o galo dá ares de emproado, lol

    ResponderEliminar
  5. Que falta de cavalheirismo tem esse Napoleão :-)

    ResponderEliminar
  6. A Cocó tentou ,com a queda, chamar a atenção do arrogante Napoleão!

    Adorei os nomes!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar