quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Não gosto disto!

Como diz, em boa verdade, uma cantora jurássica da música portuguesa romântico/lamecha, sra. dona Ágata, hoje em dia há mais cantores do que público. Concordo inteiramente com o seu dizer, pois basta olharmos para a programação dos nossos canais televisivos generalistas para nos apercebermos disso. Eles são homens, mulheres, novos, velhos, eles cantam pimba português, pimba inglês, fado e a partir de hoje, quiçá,  arriscam o cante alentejano.
No meio de tanta cantoria, o que realmente me causa alguma espécie é o facto de proliferarem no palco do show business cantores de palmo e meio a interpretarem canções que exigem uma maturação da voz que ainda não têm e mais grave ainda, a exploração emocional a que estas crianças estão sujeitas. Como crianças que são, criam expetativas elevadíssimas relativamente a momentos efémeros de pseudo fama que, na sua maioria não passam mesmo de momentos pois a queda do palco é rápida é dura para mentes pouco habituadas ao fracasso e ainda menos para saber lidar com ele... Eis, então o momento das lágrimas e da choro infantil antes esquecido por elogios rasgados de adultos infantilizados.
Tudo isto me incomoda, mas ainda me incomoda mais perceber que por detrás destas crianças há toda uma máquina que instrumentaliza as emoções destas crianças em prol de interesses produtivamente financeiros... 
Nesta máquina, os pais são o grande combustível que a alimenta desenfreadamente... Não gosto disto! 

9 comentários:

  1. Acho um bocado mau demais, sinceramente.

    ResponderEliminar
  2. Também acho um exagero desses programas....." tudo canta minha gente"
    :(

    ResponderEliminar
  3. Basta vermos os programas de domingo á tarde, é só cantores.:)

    ResponderEliminar
  4. "Nesta máquina, os pais são o grande combustível que a alimenta desenfreadamente... "
    Absolutamente de acordo. Compete aos pais preservar os filhos, mas alguns alimentam o protagonismo dos rebentos, por vaidade pessoal. A mesma posição defendi em tempos, a propósito de crianças e adolescentes em telenovelas.

    ResponderEliminar
  5. Concordo!
    É uma violência para os miúdos.
    N vejo o programa mas vi numa revista a cena do choro. Lamentável.

    ResponderEliminar
  6. Tambem ja pensei variadas vezes nisso principalmente quando domingo a tarde so dá programas com pimbalhada na tv!

    Beijinho*

    ResponderEliminar