quinta-feira, 31 de outubro de 2013

A pão e laranjas


Hoje parece que se comemora a poupança por este mundo fora e cada país à sua maneira lá arranja forma de incentivar esta modalidade de enriquecimento... Por cá (re)inauguram-se certificados do tesouro, qual oásis neste país de gente abonada, que tem agora a oportunidade de tirar as notas de cinco euros debaixo do colchão e assim, já não temem pelos larápios que lá podem ir a casa... Acredito que mais dia menos dia ao invés da comemoração do dia da poupança, nos por cá substituiremos tal dia pelo Dia Nacional do Jejum... ficamo-nos pelo "pão e laranjas"

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Tráfego animal


Mais uma faixa a juntar ao repertório de Vasco Palmeirim...
Afinal os animais domésticos já não têm que andar à solta, já há muitos nessa situação, colocar mais nessa situação poderia congestionar o tráfego.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Do you speak english?

A mania que se tem de usar termos ingleses em publicidade e marketing nem sempre dá bom resultado, ou pelo menos dá em conversa mais ou menos no sense (perdão, mas também eu, não resisti ao inglês!). Um destes dias, fui a uma loja de telecomunicações móveis para adquirir um determinado serviço. O jovem que me atendeu lá foi explicando, com termos muito técnicos, todo o processo arriscando mesmo o tarifário que era a "minha cara e me assentava que nem uma luva"... confesso que, com dificuldade, percebi tudo sobre gigas, velocidade, bytes e até consegui ir dando uns "bitaites". A dada altura e quando se falou no preçário, a minha atenção redobrou e perguntei porque razão, não podia usufruir de um tarifário mais em conta ao invés daquele que me apresentava. O jovem perguntou, a medo: 
-"É cliente rêdee?" 
-"sim, sou cliente da rede"- respondi.
- "não, tem rêdee?"
- "rede, mas qual rede? Claro que tenho rede, sou desta rede móvel!"
Como é evidente, o nosso diálogo não estava a resultar, emissor e recetor não estavam em sintonia. 
O jovem rapaz, perante a minha incompreensão resolveu usar linguagem gestual e apontou para o folheto, precisamente para a palavra RED... fez-se luz naquela loja e eu percebi o que o jovem rapaz queria dizer. Percebi também que das três uma, ou estava frente a um "menino da linha", ou o jovem era açoreano, ou então estava a frequentar o nível de iniciação de um curso de inglês por correspondência.


segunda-feira, 28 de outubro de 2013

O dia depois do aniversário...

Normalmente as reflexões sobre o avançar dos anos, faz-se um ou dois dias, no máximo uma semana, antes de se formalizar mais um aniversário. Contudo, a minha disposição para tais cogitações só hoje assaltou o meu espírito... 
Quando se é jovem adolescente e com uma boa dose de inconformismo e fraca noção das consequências, deseja-se desalmadamente a oficialização da maioridade, depois com o passar do tempo e ultrapassada a fase da "juventude adulta" em que se mostrou, demonstrou e concretizou uma personalidade enérgica e maturacionalmente formada, começamos a pensar não no que fizemos, nem no que queremos fazer, mas sim maquilo que não fizemos e a nossa reflexão, mais não é, do que um balanço e inevitavelmente, tememos que os pratos da balança não estejam equilibrados... tememos pelo nosso fracasso ou tememos pela consciência da finitude que nos castra os projetos. 
Assim, Podemos fazer assentar o nosso balanço pelos pilares de senso comum, em que o fim último do ser humano, pode passar pela realização de três objetivos... plantar uma árvore, escrever um livro, fazer um filho e "fazê-lo por gosto"... Mas também me parece que não deixamos de ser menos úteis à sociedade se a nossa ação for um nadinha menos dotada de protagonismo, pois também precisamos de quem regue a árvore, de quem leia o livro e de quem tenha "gosto" pelos filhos que não são nossos... Pensando bem, o dia depois do aniversário, mais não é do que um prolongamento de vida...

sábado, 26 de outubro de 2013

Sabor a sábado #12



Para um sábado que nos vai "dar" mais uma hora de serão, nada melhor que saborear uma fatia, quem sabe duas, de um bolo com sabores e tons do outono... bolo de maça e canela!!

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Será a genética do país?

"A maior desgraça de um país pobre é que em vez de produzir riqueza, produz ricos." (Mia Couto)

Assim és Portugal ou assim te transformaram?

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Lavar com amaciador

O Lavar a Cabeça mudou de amaciador e ficou com o aspeto que se vê... muito mais suave e sem as ondulações que tinha, perdão, os arabescos e cornucópias do anterior grafismo.
Com cores mais suaves celebro assim, as 25000 visualizações.
A todas as cabeças que por aqui passam o meu obrigada... isto sem vocês não tinha graça nenhuma!

Para a minha CS o meu carinho... mais uma vez trataste sigilosamente do grafismo e sempre tratas de mim!

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

A educação da linhagem

As crianças são muito teimosas e a sua teimosia, em alguns casos, converte-se em birra com direito a choro, gritinhos, bater de pé e respostas politicamente incorretas por parte dos pais.
Há dias num centro comercial, uma menina amorosa, balouçava-se num cavalo à venda numa loja de brinquedos, terminado o período experimental, a mãe dá ordem de saída e a criança amorosa veste a  pele de menina birrenta e encarna os cmportamentos à altura da qualificação e entre lágrimas reais ou imaginárias, lá verbalizava "quero o cavalo", "compra o cavalo mamã"... a mãe cansada da choradeira, e num tom de voz gritante, responde:
- "Tens tantos cavalos em casa, a começar pelo teu pai e pela égua da tua avó!"
Perante isto, tenho pena da criança amorosa e birrenta... pelas palavras da mãe, a linhagem está assegurada!

domingo, 20 de outubro de 2013

O cão ladra, a caravana passa

 
A qualidade da fotografia deixa muito a desejar, mas ia na "caravana" e tremi com o ladrar...
Ora aqui está uma imagem fantástica de afeto entre o dono e o seu cão.
Este amável ciclista, não dá pedalada sem levar o seu fiel amigo bem acondicionado numa caixa assente no suporte traseiro da sua bicicleta... e assim se equilibra o animal enquanto vai ladrando aos carros que passam, sem nunca perder a pose, convenhamos!

sábado, 19 de outubro de 2013

Sabor a sábado #11


Para acompanhar um chá ou um café, aqui ficam uns queques de "bolo mármore" para confortar corpo e alma em dias de outono.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

O ovo ou a galinha?

Pelos caminhos de Portugal, se por um lado, vamos descobrindo coisas novas por outra, reforçamos ainda mais as nossas dúvidas sobre a velha questão existencial: quem nasce primeiro, o ovo ou a galinha?
Depois disto...




... concluo que seja o ovo, mas esta conclusão só é valida num sentido sul-norte, portanto se fizer o percurso inverso, será a galinha... uma questão de perspetiva, portanto!
Assim sendo, continuamos na mesma, ou seja, na dúvida!

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

"Como" pão para a boca!

Comemora-se hoje o Dia Mundial da Alimentação e certamente que não hão-de faltar lembranças e lembretes sobre a importância da alimentação, subentenda-se, saudável.
Não querendo relativizar o papel e funções plástica, reguladora, protetora e energética desempenhados por todos os alimentos que compõem a Roda e Pirâmide dos Alimentos, apenas quero enfatizar o meu gosto pelo pão, um  alimento ancestral, essencial, amado por uns e por outros tantas vezes "condenado", por ser um potencial inimigo da linha e das medidas perfeitas de esculturas e "aviões".
Pois bem, para quem não tem essas aspirações, euzinha, o pão é o meu alimento de eleição e aqui fica a minha modesta homenagem a este que é o alimento dos alimentos... na versão caseiro e cozido em forno de lenha.
 
a massa já levedou...


... o pão já cozeu e cá está... como pão para a boca!

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Dentaduras vampirescas


Calma! Não se assustem!
Não, não são os meus dentes, nem me dedico à área da estomatologia nem estou a fazer formação para futuramente ser uma especialista em próteses dentárias. Isto é muito menos sério, até porque se trata de brincadeira de criança, ou não fossem as "dentaduras", apenas e tão só, umas nauseantes e vampirescas gomas para os mais pequenos se divertirem... talvez no carnaval ou no Dia das bruxas.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

isn´t it cute? #5 - upgrade

Gostava muito de ter habilidade suficiente para registar caracteres e desenhar arabescos em calças de ganga, mas já comprei as calças assim... portanto não é obra minha!

isn´t it cute? #5






Uns jeans ainda mais descontraídos e informais do que os normais. Por esse motivo, são para mim uma peça ideal para o fim de semana.
Estes são também uma boa forma de disfarçar alunos cábulas.

domingo, 13 de outubro de 2013

sábado, 12 de outubro de 2013

Sabor a sábado #10

Em plena época de vindimas, estamos a tratar da nossa...
Um sabor a sábado adoçado naturalmente e sem produtos transformados.
Por cá, vamos tendo casta moscatel, touriga nacional, Fernão Pires Rosado, D. Maria e trincadeira... para apreciadores ou não, aqui fica o registo.
 

 
 


 
 

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Pão e vinho... do Porto

 
Portugal é legitimamente conhecido pela sua gastronomia e pela qualidade dos seus vinhos, sejam eles brancos, tintos, verdes, rosé, moscatel, espumante e como não poderia deixar de ser pelo seu vinho do Porto. Não é minha intenção falar aqui das qualidades das castas com que se faz o vinho do Porto, nem da importância deste néctar para a economia nacional... a minha intenção é bem mais modesta e corriqueira.
 
Hoje a meio da manhã, naquela hora do dia em que os estômagos mais "madrugadores" acionam um alerta, observei numa mesa de esplanada de um café, em meio mais ou menos urbano, uma senhora que aparentava estar na classe dos octogenários, provavelmente oriunda de um meio rural, com a sua saia rodada, avental de chita à cintura, lenço na cabeça decorado a cornucópias e atado por baixo do queixo, meias de lã e sapatos pretos de cunha de borracha, a beber um aconchegante cálice de vinho do Porto. Bebia-o com enorme satisafação e à sua frente estava um outro cálice, igualmente cheio de Porto, com um dourado a condizer com o outono. Não havia ninguém a partilhar a sua mesa, certamente seria para a sua "comadre" que ainda não estava despachada da "consulta dos olhos".

Antes que me acusem de estar explícita ou implicitamente, a formular um qualquer juízo de valor sobre as pessoas dos meios rurais ou sobre as mulheres portuguesas, quero deixar bem claro que me regalei e orgulhei com a situação, pois a mesma fez-me lembrar o quão genuínas são as pessoas do campo, que assumem os seus hábitos e costumes de dias diferenciados. Aqui, pelas aldeias das minhas bandas, o vinho do Porto é sempre uma presença em todas as casas e as visitas são sempre generosamente recebidas e tentadas com um cálice de vinho do Porto... a hospitalidade é brindada com pão e vinho... do Porto sobre a mesa!

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Lagarde e Sansão


Uma mulher poderosa

 
A mesma mulher, provavelmente, ainda mais poderosa... graças ao tamanho dos seus cabelos!
A história de Sansão tem condições para se repetir, mas desta vez ao contrário.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Pérolas da língua portuguesa #7

Numa conversa entre colegas na pausa para café fiquei a conhecer uma nova expressão, ou melhor um novo provérbio popular... por isso, a partir de hoje acrescente-se esta riqueza à sabedoria popular: Uma no cravo outra na fechadura!
Ouvi, assimilei e ficamos todos a olhar uns para os outros com os olhos arregalados e com uma vontade imensa de desatar a rir... ficou-se pela vontade porque a contenção foi majestosa.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Flora e fauna... intestinal

 
Dizem os especialistas na matéria que quem em criança, tomou muitos antibióticos e foi portanto um alvo sempre disponível e apetecível para vírus e bactérias, deve ingerir iogurtes com muita regularidade, diariamente e quiçá várias vezes ao dia. A explicação básica vai mais ou menos nesta ordem de raciocínio: os antibióticos são "assassinos" das bactérias que calmamente habitam nos nossos intestinos e quando entram em ação, a flora intestinal começa  a dar de si e fragiliza-se. Contudo, os iogurtes são um alimento rico em "bichinhos bacterianos" e por isso,  podem repor o que se perdeu em criança... por outras palavras, a flora intestinal exige a fauna bacteriana!
Não fui uma habitué do antibiótico, mas assim como assim, mais vale jogar pelo seguro e venha daí um iogurte para a ceia...

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Estradinhas acanhadas

 
Por vezes, tenho a sensação de que entro nos carros das outras pessoas, em situação de ultrapassagens, tal não é a estreiteza de algumas das nossas estradas portuguesas.
Hoje tive mesmo essa sensação, confesso que até fiquei acanhada, senti-me quase ao colo do condutor de um automóvel que seguia na faixa da direita enquanto eu no local do "pendura" (não gosto do termo, tenho a dizer) era levada por alguém que me conduzia pela faixa da esquerda... ah! Esqueci-me de dizer que se tratava de um Itinerário Principal, vulgo IP.

domingo, 6 de outubro de 2013

Que bom...


O regresso à sabrina... que bom que é termos sol. E melhor do que ter sol a um domingo, é saber que vamos ter sol a semana inteira... assim espero!

sábado, 5 de outubro de 2013

Sabor a sábado #9


Para hoje, Bolo de Banana e Canela com calda de açucar mascavado...
E é verdade que não gosto de bananas, mas neste bolo agrada-me o sabor!


sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Tudo dito!


Fui ver a "Gaiola Dourada"! Sim , eu sei que já toda a gente viu e há muito tempo, mas esperei que o filme viesse até mim e não fui eu até ao filme... a preguiça e o comodismo são características da generalidade dos portugueses e, tenho dias em que engrosso essa generalidade, paciência!
Bom, já muito foi dito, escrito, lido e ouvido sobre este "estudo sociológico" dos emigrantes portugueses em França. Disseram coisas boas, más e mais ou menos, por isso eu não vou dizer nada.
Tudo dito!
Tenho dito!

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Chefe... mas muito ocupado

Começo a achar que um dia também quero ser chefe, não interessa de quê... apenas chefe de qualquer coisa, pois assim apenas estou disponível para os meus subordinados quando me apetecer e me der na real gana...
Nessa qualidade, posso sempre mandar dizer que estou ocupada, que estou em reunião, que ainda não regressei do almoço (fui almoçar fora da hora, claro!) ou ainda, que estou a fazer uma coisa que não posso interromper... Hoje quando ouvi esta última justificação, apeteceu-me perguntar se a chefia estava a fazer cocó!

Cair que nem uma "patinha"

Isto de se lidar com pessoas de várias regiões do país tem o seu quê de interessante e por vezes, embaraçador. Foi assim que me senti quando falava das pernas de uma mesa e alguém me diz que a mesa tem "patas". Hein? Desculpe, tem o quê? Patas? Desculpe? Patas. Insistíamos os dois... "Patas" têm os animais, ripostei eu já com alguma irritação por achar que estava a ser provocada por alguém pouco educado. Aqui (algures no norte), nós dizemos as "patas" da mesa, ou se preferir, as "patinhas" da mesa...
Esclarecida e envergonhada da minha rispidez, curvei-me e baixei as armas... os regionalismos têm destas coisas... ou será que caí que num uma "patinha"?

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

A campanha da laranja... do Algarve!

 
Este ano a campanha de verão da laranja do Algarve teve uma quebra significativa, na ordem dos 60% a 70%... é caso para dizer que os tempos não têm sido de feição para as laranjas!

terça-feira, 1 de outubro de 2013

E agora...

... é vê-los regressar, quais estagiários em primeiro dia de trabalho...
Falo dos autarcas que regressaram ao seu velho emprego, após meia dúzia ou até uma dúzia de anos embrenhados nos destinos das freguesias e câmaras municipais de gabarito menos reputado, porque os das outras encontraram, certamente, um nicho político ainda mais interessante que o que tinham...
... têm dificuldade em falar de outra coisa que não seja política, estão mais velhos, mais brancos... ironicamente, não se assemelham a estagiários!