No meu tempo, ou melhor no tempo em que tirei a carta de condução, aí de mim que não fizesse um sinal, vulgo pisca, para virar à esquerda, direita, estacionar ou entrar e sair de uma rotunda. Hoje, parece que as coisas vão mudando, mas não creio que seja para melhor nestas coisas rodoviárias.
Já por várias vezes, me tenho questionado sobre o porquê destes portugueses não fazerem pisca quanto comandam os seus bólides em estradas nacionais... Desculpem, estou a mentir, é o meu contributo para o dia das mentiras... Portanto, onde se lê por várias vezes deve ler-se muitas vezes, muitíssimas vezes...
Depois deste meu questionamento tantas vezes repetido na prática, eis que percebi a razão da ausência de piscas. Não, não foram os automóveis que deixaram de ter o manípulo, foram as escolas de condução que mudaram e não ensinam os seus formandos a sinalizar a mudança de direção.
Bom, antes que algum instrutor de condução me processe esta minha conclusão foi tirada a partir de um comentário de alguém que arriscava uma viagem de automóvel comigo e ficou estarrecido e a duvidar da minha existência terrena, ao ponto de dizer: faz sempre pisca?! Já ninguém faz! Não se usa! Não é preciso!
Ah! Esqueci-me de dizer que o corajoso que viajava comigo, está a tirar a carta de condução.
Sei que estou a generalizar e sei também os perigos da generalização, mas que fico preocupada...fico e com medo também!
O pisca virou demodé... Aqui queixo-me do mesmo, um dia ainda berrei para o senhor a dizer-he que tinha o carro avariado pois nao tinha pisca e ele esticou-me um dedo...
ResponderEliminarEu também me queixo do mesmo. Mas, hoje vi a minha dúvida esclarecida, numa rotunda, um carro da escola de condução, com aluno e instrutor, o aluno não fez pisca na rotunda e aparentemente o instrutor não disse nada.
ResponderEliminarHoje em dia ninguém usa piscas... deve ser suposto adivinharmos!
ResponderEliminarEntão é por isso que se "atiram" de uma faixa para a outra sem sinalizar?
ResponderEliminarTá explicado! Tá tudo doido!
vidademulheraos40.blogspot.com.
Farto-me de queixar do mesmo. Até irrita e é um perigo, ai Deus!
ResponderEliminarMas dá direito a multa, dá sim senhor...
Beijocas
Hoje em dia, as pessoas pensam que os piscas só são para usar qunado estacionam a meio da via pública em transgressão.É uma espéciee de mensagem " Fui ali mas volto já!".
ResponderEliminarNão há pachorra!
Se não, parece mesmo uma brincadeira de 1 de Abril...
ResponderEliminarOs deuses devem estar loucos....ou eu!
No fim de tudo, ainda tenho que estar grata pela caducação definitiva da minha carta, porque não adivinho leis
Bons sonhos
Concordo plenamente com o post. Realmente a falta de utilização de piscas está tão generalizada por essas estradas fora que parece mesmo que saiu de moda.
ResponderEliminarAgora, assusta-me imenso isso q disse o aluno da escola de condução... Mostra q o problema só vai ter tendência de aumentar.
MEDO. Não me digam que os condutores de hoje em dia têm poderes adivinhatórios e ninguém me avisou que eu precisava de actualizar o meu software?!
ResponderEliminarPor aqui os aprendizes podem fazer as maiores asneiras, mas o pisca é obrigatório, sempre.
ResponderEliminarBeijos
Depois desse testemunho, acho que há mesmo razão par se ficar preocupada!
ResponderEliminarjá tinha pensado o mesmo! agora ninguém faz o pisca!
ResponderEliminarEntão é isso está fora de moda! Já não se usa e eu que não tinha percebido porque é que quase ninguém fazia, agora fiquei a perceber :))
ResponderEliminarBj S
:o Sério? Quero muito acreditar que esse aluno seja mesmo muito atrasadinho e que não estejam a ensinar isso nas escolas de condução. MEDO!!!!!
ResponderEliminarbeijinho