terça-feira, 1 de abril de 2014

Eles olham para a direita e não há pisca pisca, eles olham para a esquerda e...


No meu tempo, ou melhor no tempo em que tirei a carta de condução, aí de mim que não fizesse um sinal, vulgo pisca, para virar à esquerda, direita, estacionar ou entrar e sair de uma rotunda. Hoje, parece que as coisas vão mudando, mas não creio que seja para melhor nestas coisas rodoviárias. 
Já por várias vezes, me tenho questionado sobre o porquê destes portugueses não fazerem pisca quanto comandam os seus bólides em estradas nacionais... Desculpem, estou a mentir, é o meu contributo para o dia das mentiras... Portanto, onde se lê por várias vezes deve ler-se muitas vezes, muitíssimas vezes...
Depois deste meu questionamento tantas vezes repetido na prática, eis que percebi a razão da ausência de piscas. Não, não foram os automóveis que deixaram de ter o manípulo, foram as escolas de condução que mudaram e não ensinam os seus formandos a sinalizar a mudança de direção.
Bom, antes que algum instrutor de condução me processe esta minha conclusão foi tirada a partir de um comentário de alguém que arriscava uma viagem de automóvel comigo e ficou estarrecido e a duvidar da minha existência terrena, ao ponto de dizer: faz sempre pisca?! Já ninguém faz! Não se usa! Não é preciso!
Ah! Esqueci-me de dizer que o corajoso que viajava comigo, está a tirar a carta de condução.

Sei que estou a generalizar e sei também os perigos da generalização, mas que fico preocupada...fico e com medo também! 

14 comentários:

  1. O pisca virou demodé... Aqui queixo-me do mesmo, um dia ainda berrei para o senhor a dizer-he que tinha o carro avariado pois nao tinha pisca e ele esticou-me um dedo...

    ResponderEliminar
  2. Eu também me queixo do mesmo. Mas, hoje vi a minha dúvida esclarecida, numa rotunda, um carro da escola de condução, com aluno e instrutor, o aluno não fez pisca na rotunda e aparentemente o instrutor não disse nada.

    ResponderEliminar
  3. Hoje em dia ninguém usa piscas... deve ser suposto adivinharmos!

    ResponderEliminar
  4. Então é por isso que se "atiram" de uma faixa para a outra sem sinalizar?
    Tá explicado! Tá tudo doido!
    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderEliminar
  5. Farto-me de queixar do mesmo. Até irrita e é um perigo, ai Deus!
    Mas dá direito a multa, dá sim senhor...

    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Hoje em dia, as pessoas pensam que os piscas só são para usar qunado estacionam a meio da via pública em transgressão.É uma espéciee de mensagem " Fui ali mas volto já!".
    Não há pachorra!

    ResponderEliminar
  7. Se não, parece mesmo uma brincadeira de 1 de Abril...

    Os deuses devem estar loucos....ou eu!

    No fim de tudo, ainda tenho que estar grata pela caducação definitiva da minha carta, porque não adivinho leis

    Bons sonhos

    ResponderEliminar
  8. Concordo plenamente com o post. Realmente a falta de utilização de piscas está tão generalizada por essas estradas fora que parece mesmo que saiu de moda.
    Agora, assusta-me imenso isso q disse o aluno da escola de condução... Mostra q o problema só vai ter tendência de aumentar.

    ResponderEliminar
  9. MEDO. Não me digam que os condutores de hoje em dia têm poderes adivinhatórios e ninguém me avisou que eu precisava de actualizar o meu software?!

    ResponderEliminar
  10. Por aqui os aprendizes podem fazer as maiores asneiras, mas o pisca é obrigatório, sempre.

    Beijos

    ResponderEliminar
  11. Depois desse testemunho, acho que há mesmo razão par se ficar preocupada!

    ResponderEliminar
  12. já tinha pensado o mesmo! agora ninguém faz o pisca!

    ResponderEliminar
  13. Então é isso está fora de moda! Já não se usa e eu que não tinha percebido porque é que quase ninguém fazia, agora fiquei a perceber :))
    Bj S

    ResponderEliminar
  14. :o Sério? Quero muito acreditar que esse aluno seja mesmo muito atrasadinho e que não estejam a ensinar isso nas escolas de condução. MEDO!!!!!
    beijinho

    ResponderEliminar