terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Saúde!


Imagem retirada do Facebook

Para todos os  meus leitores, seguidores, comentadores, sr(s) e sra(s)que têm a gentileza de visitar este blogue de "trazer por casa", desejo um novo ano com muita saúde... incluindo mental!
Bom ano para todos.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

sábado, 27 de dezembro de 2014

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Do Natal, do sagrado e do profano

Em plena época natalícia e pausa de atividades letivas, o que não faltou pelas escolas portuguesas foram presépios, anjos e estrelas misturados com flocos de neve, árvores e Pais Natal... Decorações a condizer com a quadra seja na perspetiva do sagrado seja na perspetiva do profano.
Estas decorações que todos ou quase todos nós tivemos oportunidade de contemplar, quer porque tenhamos filhos na escola, quer porque tenhamos ido às festas de Natal da criançada quer por outros motivos, causa-me alguma perplexidade pelo facto de ser paradoxal. 
Ora, sendo o Estado português, um Estado laico e essa laicidade foi claramente manifesta aquando da retirada dos crucifixos nas escolas públicas, como se justifica que se continue a celebrar o Natal católico nas escolas públicas? Sabendo nós que cada vez mais se tem alunos com outras confissões religiosas...
Quero salientar que não estou a fazer aqui qualquer tipo de ataque à religião católica ou qualquer outra, apenas penso que deve haver coerência, pois já assisti a situações em que alunos com educação religiosa diferente da católica, fossem obrigados pelos pais a não participar em atividades dessa natureza o que de certa forma preconiza formas de exclusão em escolas públicas. 
Como não gosto de criticar por criticar, penso que seria muito menos "perigoso" festejar o Natal, no contexto das escolas públicas, com a figura do Pai Natal que, na minha opinião simboliza normas morais ou até mesmo éticas... e ainda que possa haver uma relação entre Etica e religião, elas não são uma e a mesma coisa.

sábado, 20 de dezembro de 2014

Sabor a sábado #66



Estou atrasada, eu sei. Mas tarde é o que nunca vem...
Bolo de banana com um cheirinho a Natal! 
Bom sabor a sábado! 

p.s. Não gosto de banana ao natural, mas neste bolo aprecio bastante o aroma.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Dicionário de sinónimos #1

Halogéneo - cumprimento a uma pessoa muito inteligente.

p.s. Halogéneo para todos vós! 

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Pérolas da língua portuguesa #32

Ir ver um espetáculo do Tony Carreira é catársico... 
Alguém sabe onde vai estar este guru da catarse? Assim escusam-se os psicólogos...

sábado, 13 de dezembro de 2014

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

E o contacto?


Imagem retirada do Facebook

Nada como começar o ano em "revelião"...
E se a casa for numa quinta com cavalos e tudo? Será uma "revelião" em grande, não?


quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

56 anos de cantigas em hospitais

Hoje é o dia...
O dia do Natal dos Hospitais... Há 56 anos que se leva a cabo esta festa, há trinta anos, mais coisa menos coisa, que eu assisto a esta festa.
Lembro-me de ser miúda e ansear por este momento, aliás assim que chegava dezembro contava os dias para ver o Natal dos Hospitais e providenciar que não tivesse obrigações para esse dia, pois perder este espetáculo era para mim um sinal de que a quadra natalícia não estava a ser vivida em pleno. Sentado frente à televisão não arredava pé à espera de ver o Avô Cantigas, os Onda Choque, os Ministars e o Coro de Santo Amaro de Oeiras, sem o qual o Natal dos Hospitais não era Natal dos Hospitais... Também me lembro de que lá em casa, a mãe me recomendava para que quando o Marco Paulo cantasse a chamasse... E chamava, pois não perdia pitada desta grande produção televisiva, gravada em direto entre Lisboa e Porto... Tinha uma tarde em grande e a partir desse dia era oficialmente Natal!
Hoje...as coisas mudaram, a vida mudou, os gostos mudaram, já não há Onda Choque nem Ana Faria... Mas ainda há Avô Cantigas e Marco Paulo e por isso, ainda há um bocadinho do "meu" Natal dos Hospitais.

Filhos da mãe!

Há dias li um estudo e como já o disse aqui neste tasco, os estudos valem o que valem, era dito que em termos de transmissão genética, são as mulheres as responsáveis pela inteligência dos seus rebentos, sendo que neste âmbito, os homens não tem qualquer interferência digna de registo. 
Pois bem, esta conclusão faz algum sentido e não digo isto por uma questão de sobranceria feminina, apenas o digo porque quando se trata da "escolha" por parte do homem, da mulher que será a mãe dos seus filhos, os homens por muito que gostem de formas femininas avantajadas, regra geral definem  outros critérios de "beleza" para essa escolha... 
Mesmo sem o saberem a seleção natural funciona na perfeição no universo de género... Darwin sempre esteve certo! 

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Whishlist natalicia!


Imagem retirada do Facebook

Como toda a gente tem uma wishlist de Natal... Vou adotar esta para mim.
Parece-vos bem?


terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Transparência...



... Porque hoje é o Dia Internacional contra a Corrupção!

Até...

Já nem sabia o "caminho" para chegar aqui ao tasco... Só me faltou um gps com as coordenadas do meu modesto blogue, tal não tem sido a ausência.
Agora que já sei o caminho, volto mais logo, pois agora tenho de ir "pregar" para outra freguesia! 

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Vedetas e vedetismo à portuguesa

Sou uma telespectadora assídua do concurso entretenimento "Quem quer ser milionário", não por causa da apresentadora, que por acaso,  até acho demasiado parcial para o tipo de concurso que apresenta nem tão pouco por causa de um desejo, diria universal, em se ser milionário. Gosto do programa, aprendo sempre mais alguma coisa, no entanto não gosto de aprender muito pois quando assim é, entro no momento do quase auto espancamento psicológico... Bolas! Sou muito ignorante!
Esta semana o concurso teve como concorrentes figuras públicas que estavam ali por um objetivo solidário, legítimo e muito apreciável, portanto! O que não achei nada apreciável foi a forma como algumas dessas vedetas se comportaram, quando tiveram que pedir uma ajudinha ao público, por não saberem uma resposta... Simplesmente, se regozijaram com a ajuda e se auto elevaram intelectualmente, por terem acertado na resposta. Em bom rigor, quem acertou foi o público que não teve por retorno um simples OBRIGADO por parte das vedetas portuguesas.
Como é que esta gente pode ser tão ingrata com aqueles que lhe fazem ganhar "o pão deles de cada dia"? Só posso dizer que são uns vaidosos da pior estirpe que pouco ou nada devem à educação... Pergunto, saberão o que é solidariedade? 

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Dezembro, Natal e presépio...


Não! Não faz parte da coleção de presépios da primeira dama Maria Cavaco Silva.
Este é mesmo meu e digam lá que não é mimosinho?
Tem um ar doce, mas ainda que pareça, não é comestível...

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Coisas que me vêm à cabeça... Disparates, portanto!

Diz que os edredões do Ikea grau 6 (máximo de aquecimento segundo os especialistas suecos), estão esgotados... Das duas uma, ou aquilo é mesmo muito bom ou então vem aí uma vaga de frio e eu não sei...
Assim como assim, o melhor é ir comprar umas peças de toucinho de porco preto para me prevenir...

sábado, 29 de novembro de 2014

Sabor a sábado #64



Atrasei-me... Mas já cá está!
Regueifa de baunilha e chocolate para uma "ceia" tardia...
Bom sabor a sábado!

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Não gosto disto!

Como diz, em boa verdade, uma cantora jurássica da música portuguesa romântico/lamecha, sra. dona Ágata, hoje em dia há mais cantores do que público. Concordo inteiramente com o seu dizer, pois basta olharmos para a programação dos nossos canais televisivos generalistas para nos apercebermos disso. Eles são homens, mulheres, novos, velhos, eles cantam pimba português, pimba inglês, fado e a partir de hoje, quiçá,  arriscam o cante alentejano.
No meio de tanta cantoria, o que realmente me causa alguma espécie é o facto de proliferarem no palco do show business cantores de palmo e meio a interpretarem canções que exigem uma maturação da voz que ainda não têm e mais grave ainda, a exploração emocional a que estas crianças estão sujeitas. Como crianças que são, criam expetativas elevadíssimas relativamente a momentos efémeros de pseudo fama que, na sua maioria não passam mesmo de momentos pois a queda do palco é rápida é dura para mentes pouco habituadas ao fracasso e ainda menos para saber lidar com ele... Eis, então o momento das lágrimas e da choro infantil antes esquecido por elogios rasgados de adultos infantilizados.
Tudo isto me incomoda, mas ainda me incomoda mais perceber que por detrás destas crianças há toda uma máquina que instrumentaliza as emoções destas crianças em prol de interesses produtivamente financeiros... 
Nesta máquina, os pais são o grande combustível que a alimenta desenfreadamente... Não gosto disto! 

terça-feira, 25 de novembro de 2014

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Homem que faz parar o trânsito...

Isto de serem só as loiras bem adornadas, de lábios cerise e peitorais a transbordar, a fazer parar o trânsito pelas ruas de uma qualquer cidade, já era!
Agora há um homem capaz desta proeza, não é loiro, não se lhe conhece um particular gosto pelo batom cerise e claramente, "sai ao pai"... Mas fez parar o trânsito na Rua Braamcamp! 
Conseguem adivinhar? 

O meu apelido é mais bonito que o teu! #2

O aquecimento lá de casa não funciona?
Fulano tal Trocas Caldeira!
Assunto resolvido!

domingo, 23 de novembro de 2014

Simmmmm

Caía água que Deus a dava...
Duas gaiatas conversam:
- Então, não vês que está a chover e vens de sabrina aberta à frente?
- Simmmmm. Mas tenho umas meias grossas por baixo!

Simmmmm, isso faz toda a diferença, digo eu!

sábado, 22 de novembro de 2014

Sabor a sábado #63




Para um lanche guloso ou para um serão quentinho, nada melhor do que isto: bolinhos de queijo creme e chocolate a acompanhar um chocolate aconchegante.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Mudei... E muito.

Há muitas coisas que nos fazem esquecer a idade, mas há outras tantas que nos lembram dela...
Agora, neste exacto momento tenho essa experiência, bebo café e ouve-se pelas paredes deste espaço as "minhas" músicas, aquelas que tocavam na rádio quando era uma adolescente que acreditava que o mundo era justo.
Hoje, agora, neste exacto momento já não sou uma adolescente, nem tão pouco acredito que o mundo possa um dia, ser justo... Mudei!
Bom dia!

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Não há três sem quatro...


Gustav Klimt
Dizem os especialistas nestas coisas dos afetos, que precisamos de quatro abraços por dia para sobreviver e doze para crescer.
Bom, como não me parece que vá crescer mais, contento-me com os quatro abraços...
Porque hoje ainda não os recebi e pode estar em causa a minha sobrevivência, ofereço-vos o meu abraço e digo-vos:

Dá-me um abraço que seja forte
Que me conforte, sem apertar...

terça-feira, 18 de novembro de 2014

É p'ro menino, p'ra menina e para todos...

Hoje em dia tudo se vende e tudo se compra, não faltando por aí sites onde as vendas se materializam e constituem para compradores e vendedores boas oportunidades de negócio que permitem rendimentos extra. Até aqui nada contra, cada um vende o que quer e compra o que pode, mas o que realmente me causa algum incómodo é a forma como essas transações se efetivam, uma vez que não há qualquer controlo por parte de quem gere esses sites, no sentido de fidelizar a origem do produto que se vende.
Esta minha preocupação prende-se com uma situação recente, que experienciei indiretamente e que me levou a questionar a forma de operacionalizar as vendas. Quando querivebder um produto utilizando um site como "loja" apenas tenho que me registar e publicar o artigo, processo este que ocorre quase em simultâneo... Fácil, portanto!
Conto-vos então o seguinte caso: uma jovem teve uma indisposição numa loja de dimensão considerável, numa grande superfície. Essa indisposição implicou um episódio de desmaio e naturalmente que perante a situação, não faltaram ajudas de quem estava por perto. Quando voltou a si deu por falta do seu iPhone. Novamente, as ajudas se apressaram na tentativa de encontrar o equipamento, mas sem sucesso. No dia seguinte, essa mesma jovem resolveu consultar um desses sites de venda de tudo e mais alguma coisa, direcionou a sua pesquisa para iPhones à venda... Teve uma surpresa que era mais ou menos expectável... Teve fortíssimas certezas suspeitas de que o seu equipamento estava ali mesmo à venda, pois a descrição do equipamento, acompanhada de fotografia, correspondia ao seu, perdido no dia anterior... Dizia o vendedor que o equipamento estava sem código para desbloquear, sem carregador e vendia também a bolsa de proteção... Aquele vendedor tinha o mesmo bom gosto da jovem, a bolsa era igualzinha! 
Não me alongo mais no assunto, até porque as diligências feitas posteriormente, não implicaram a recuperação do equipamento. Contudo, aquilo que apenas quero ressalvar é que a forma fácil como se vende um qualquer artigo na internet, pode ser, sem dúvida um incentivo ao furto. Seria recomendável uma maior atenção por parte de quem gere estes serviços... Digo eu! 

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Só não gosto do fundo preto...


Retirado do Facebook
... de resto, vale a pena pensar nisto... (já pareço o sr. da RFM!)

domingo, 16 de novembro de 2014

sábado, 15 de novembro de 2014

Sabor a sábado #62



Costumo fazer esta salada de milho, alface, tomate, frutos vermelhos, milho e azeitonas no verão, contudo nestes dias mais frios acompanha muito bem com uma carne estufada bem condimentada... Um bom contraste de quente e frio.
Bom sabor a sábado! 

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Pérolas da língua portuguesa #31

Não fica nada bem tecer considerações sobre uma membra da administração, pois não? 
Claro que não, ainda por cima quando a mesma não se pode defender... com os seus membros!!!

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

A ocidente nada de novo...

Peço desculpa por estar a escrever umas linhas sobre um assunto recorrente aqui no tasco, refiro-me em concreto ao ambiente escolar, mas na verdade este universo carregado de intelectualidade é riquíssimo e por vezes, tão esclarecedor a nível sociológico.
Ouvi recentemente uma senhora professora, de Língua Portuguesa e sublinho de Língua Portuguesa, comentar em tom de lamento com outra sra. professora, a falta de vocabulário e desconhecimento do significado de determinados conceitos ou vocábulos por parte dos seus alunos em particular, e de uma forma geral, de todos os outros. 
A sra. professora de Língua Portuguesa, muito incomodada, para não dizer escandalizada com este baixo nível de sapiência dos alunos, até exemplifica, dizendo que um dos seus alunos não sabia, vejam só, o que significava a palavra "ocidental". Como professora de Língua Portuguesa, reiterava ela, é sua obrigação clarificar o conceito, e eis que lhe diz:
- Então não sabe o que é ocidental? Não se lembra da expressão ocidental praia lusitana? Ocidental é ocidente.
BOA!!!! Digo eu! 
O aluno não sei o que disse...

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Amor socrático


Imagem retirada go facebook
Estes professores não apreciam a criatividade dos nossos alunos... Mauzões! 
Há imagens que valem mais que mil palavras e neste caso, é evidente que Sócrates ama a Filosofia e têm uma relação linda, ou não têm? É certo que não se trata de um amor platónico, mas é socrático...

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

O meu apelido é mais bonito que o teu! #1

Hoje inauguro aqui no tasco uma nova rubrica...
Vamos "falar" de apelidos, até aposto que não têm apelidos mais bonitos que os "meus"?
Ora vejam lá este:
fulano tal Piteira Cheira!
Cheira-vos?

sábado, 8 de novembro de 2014

Sabor a sábado #61




Como forma de agradecimento pela vossa presença, convido-vos a servirem-se de uma fatia de bolo de anos. 
Bolo com essência de baunilha e recheio de creme de framboesa.
Este bolo tem uma particularidade, é uma réplica do bolo do meu primeiro aniversário com a diferença de que era decorado a rosa bebé... Agora foi rosa velho! Percebe-se o porquê?
Bom sabor a sábado! 

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Pequenino, pequenino...

Diz um jovem adolescente num tom expedito:
"Sabe, continentes não há! Há o continente..."
(Será que está a falar do hipermercado?)
"Só há um continente, o Mundo...países é que há muitos!"
Pois claro, a globalização é maravilhosa e bem vistas as coisas, o mundo é mesmo uma aldeia...pequenino, pequenino!

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Pobreza de valores

A mudança de hora já la vai há uns dias, mas ainda assim, continua a ser motivo de observações, principalmente quando não se tem nada para dizer é o que importa é manter conversa.
Pois bem, até tenho mais coisas para dizer para além de falar da mudança da hora, contudo agora falo dela. E falo dela, a propósito de uma dessas conversas pobres em assunto que há dias tive num momento de fraco entusiasmo dialógico. A minha interlocutora opinava sobre o assunto é dizia com um ar de satisfação escarrapachado no rosto, de que preferia o horário de verão, no entanto o de inverno também não lhe causava transtorno, uma vez que ao fim da tarde, altura em que a noite cai e nos faz pensar que são dez da noite, já estava em casa. Por isso, para ela estava bem pois o aconchego do lar estava garantido... 
Perante iso só me apraz dizer uma coisa: cambada de egoístas, é o que é... Pelas banalidades se vê o carácter desta "gentinha"!

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Cresçam e deixem crescer



Imagem retirada do facebook
Imagem retirada do facebook
Imagens de gente miúda com ar de graúda é coisa para me causar umas certas erupções no maior órgão que possuo, falo da pele, pois o meu coração ultrapassa essa grandeza epidérmica.
Não consigo perceber qual é a piada em vestir crianças como se fossem adultos, chego a achar esta tendência completamente descontextualizada, para não dizer ridícula, mesmo! Longe vão os reinados em que as crianças eram adultos em miniatura.
Parece-me, no entanto, que esta medrança assume contornos ainda mais gravosos quando não se fica somente pelo aspeto físico e se força todo um desenvolvimento cognitivo equiparado ao dos "crescidos."
Haja lucidez... Porque se assim não for, haja psicólogos! 


terça-feira, 4 de novembro de 2014

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Faça favor, sr. outono!

Hoje sim, é outono...
Até ontem tive a ligeira impressão que ainda estava no final de verão, tanto assim era que, o meu tempo psicológico encerrava-me em setembro ao ponto de não conseguir distinguir decorações de Natal, de decorações para festas populares de natureza religiosa.
Um destes dias, mais precisamente no final da semana passada, reparei que havia arcos de festa nas ruas. Pensei para mim mesma que não me lembrava que houvesse festa por esta altura, mas pensei também que devia andar distraída quanto ao calendário festivo... 
Ora se andava, pois só hoje me apercebi que os arcos decorativos que tinham sido postos na rua, eram  sem tirar nem por, a decoração de Natal... Este meu tempo psicológico estava tão distante do cronológico que ainda corria o risco de pensar que estava de férias e esquecia-me de ir trabalhar. Felizmente, a chuva evitou danos maiores... Lembrou-me que o outono ainda é rei e senhor! 

sábado, 1 de novembro de 2014

Sabor a sábado #60





Acho que ainda vai a tempo para a sobremesa do almoço. Se já for tarde, fiquem com ela para o jantar... Pudim caseiro de caramelo!
Bom sabor a sábado! 

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Afinal, recebi as vossas prendas!

Caríssimos,
Agradeço a todos as prendas que me ofereceram, a propósito do meu aniversário. Eu sabia que vocês não me falhavam e como tal, recebi aquilo que desejava da vossa parte... As vossas palavras!
Obrigada a todos e para o ano cá estaremos para mais uma "festa".
Bem hajam! 

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Então, "cadê" a minha prenda?

Caríssimos,
Ainda não recebi nada vosso, hoje? Esqueceram-se, foi?
Os aniversários são para ser assinalados, portanto estou à espera dos vossos parabéns...
Quanto aos presentes... Bom, como estamos em crise, aceito a continuação das vossas visitas e dos vossos comentários... Ah! Também aceito seguidores, uma caixa de chocolates, uns livros de arte, uns vales de desconto em combustível... Pronto, para não dizerem que sou muito exigente, escolham vocês o que vos aprouver:-)

sábado, 25 de outubro de 2014

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

O nu masculino

De acordo com um estudo, uma grande percentagem de homens (não sei precisar números,foi uma notícia de rádio e não apanhei os números em tempo útil), gostava de ir nu para o trabalho. 
Pois bem, hoje pode ser o dia, dado que está um rico verão neste outono.

domingo, 19 de outubro de 2014

Crato, o gastador!


Crato acusado de estar sempre a viajar
Já fui ao Brasil, Praia e Bissau... Angola, Moçambique, Goa e Macau...
Fui até Timor...
Fui um gastadorrrrrrrr
Parece que este senhor só em 2014, já viajou o equivalente a quatro voltas ao mundo... Sempre em trabalho, claro!
E ainda se falava de Mário Soares, Crato fez muito, em pouco tempo...isso é que foi obra!

sábado, 18 de outubro de 2014

Sabor a sábado #58



Hoje não é doce nem é salgado, é as duas coisas!
Enroladinhos de farinheira com compota de maçã em massa quebrada... Dois sabores que, na minha opinião, combinam muito bem.
Bom sabor a sábado! 

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

É adequado rir?



Retirado do facebook 
Respostas adequadas às perguntas! Não sei se deva rir ou deva chorar...

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Palmadinhas no ego

Há coisas que nos dizem e que nos sabem bem ouvir, como por exemplo, perguntarem-nos se estamos a tirar fotografias porque vamos tirar a carta de condução ou se é para nos matricularmos na escola... Deduzi que a fotógrafa simpática me achasse com uns bons anos a menos... 
Ou será que interpretei mal, e ela se referia à universidade sénior? 

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Gomas ou ginjas?

Falar da autonomia e responsabilidade que os pais devem dar aos filhos, não é um tema consensual. Contudo, quando assistimos a determinadas situações e mesmo que sejamos da opinião de que as crianças devem começar, desde cedo, a gerir o seu dinheiro, por exemplo, os nossos argumentos parecem cair por terra ou na melhor das hipóteses, tremem.
Hoje, enquanto esperava pela minha vez numa caixa multibanco verifiquei que estava um jovem pré adolescente, talvez com uns doze anos, de cartão multibanco em punho a fazer um levantamento. A situação já me pareceu anormal, mas a maior anormalidade estava no facto desse mesmo jovem estar acompanhado por mais três jovens que sugeriam destinos para o dinheiro do seu "amigo". Destinos que iam desde inofensivas gomas compradas no quiosque ao lado, até ofensivas ginjas bebidas num qualquer café, gerido por gente que no lugar do cérebro tem euros a tilintar a fazer sinapses.
O rapazola fez o levantamento e ao mesmo tempo já se fazia a votação para a eleição do sítio a ir e da quantia a gastar. Não sei o que decidiram (como se tivessem idade e maturidade para decisões), mas desconfio que não tenham usado a liberdade de escolha com responsabilidade... no entretanto, os pais desta criança "capitalista" trabalham para fazer mais uns quantos depósitos na conta à ordem... para gomas, certamente, digo eu!

terça-feira, 14 de outubro de 2014

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Sentem o alívio no ar?

A conversa fiada do "alívio fiscal" para 2016 faz-me lembrar aquelas pessoas, que quando estão bem sentadas e refasteladas em casa dos outros a comer e beber à conta dos anfitriões, prometem "mundos e fundos" a quem lhes massaja o palato com fartas iguarias, mas que na hora da verdade, não se lembram dessas promessas..
Com "papas e bolos se enganam os tolos", não é assim que o povo diz? Esse mesmo povo que eu quero acreditar que seja sábio! 

sábado, 11 de outubro de 2014

Sabor a sábado #57



Há os de pimenta rosa, há os de gengibre, há os de especiarias e há também o meu bolo picante, com moderada e muito equilibrada quantidade de malagueta. Um bolo diferente com um discreto sabor "a picante na língua".
Para paladares mais ousados...
Bom sabor a sábado

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Menos é mais...



Apetece-vos?
O fim de semana convida a este e outro tipo de "mimos", contudo tenham atenção ao peixe cru para não vos acontecer o mesmo que aquele chinês que ficou com o corpo cheio de larvas, por ter exagerado na dose e sashimi... É por estas e por outras que nunca provei tal coisa! 

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Uma questão de P's

Cada vez que vou à secção de peixe de um hipermercado... daquela cadeia com nome começado por C a terminar com E e que rima com "rende", deparo-me frequentemente com a mesma conversa da senhora que vende o peixe, não lhe posso chamar de "peixeira" pois, seria uma denominação demasiado honrosa para tal funcionária. 
Essa senhora nunca está no seu posto de trabalho, tenho que esperar sempre uns bons, largos, larguíssimos minutos até se dignar fazer a sua aparição. Escolho o peixe, daquele que tem de ser arranjado.. e não é que escolho sempre peixe impróprio para consumo... Oiço sempre a mesma lengalenga: esse peixe não está em condições, não é fresco, é melhor não levar. Leve daquele! 
Pois, "daquele" que não precisa de ser arranjado! 
A primeira vez que ouvimos isto, pensamos que a funcionária foi simpática e cuidadosa e ainda lhe agradecemos o zelo. Na segunda vez, começamos a desconfiar da qualidade do peixe. Na terceira vez, pomos diretamente em causa a qualidade do peixe e clamamos por alguém responsável pelo controlo de qualidade... Nunca há ninguém! Nunca está! E não compramos peixe... Na quarta vez, a mesma lengalenga e a quase certeza de que aquilo que se passa nada tem a ver com o peixe, mas sim com a preguiça inata e adquirida daquela funcionária que deve fazer umas sestas entre o atendimento a clientes... Provavelmente, com um polvo a servir-lhe de almofada... Se assim for a sesta, então à preguiça junta-se a podridão do peixe!
É tudo uns questão de P's... Preguiça, peixe, podre! 

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Pérolas da língua portuguesa #30

A pláataforma está aberta, para os professores poderem esclarificar as suas respostas...

Pergunta para queijinho: quem disse isto? 
Pronto eu dou uma ajuda... Alguém que se engana muitas vezes nas contas da matemática! 
Ficaram esclarificados?

Café no bolso


Para quem não dispensa um café, seja a que hora for, têm agora uma máquina de café expresso portátil, que cabe no bolso e tudo. Contudo, a julgar pelos procedimentos necessários até termos o café pronto, vale mais ir ao café da esquina... Isto digo eu, que não sou ser de muita paciência! 

domingo, 5 de outubro de 2014

Esta vida de professor...



... Está a dar cabo de mim! 
... Com sorte trabalhou de manhã e foi despedida à tarde!

sábado, 4 de outubro de 2014

Sabor a sábado #56





Em pleno outubro, mas com dias de calor a lembrar o verão, ainda se justificam sobremesas frescas. Por isso, temos para hoje cheesecake de laranja... A combinar com este sol que nos abraça...
Bom sabor a sábado

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

A música para os meus ouvidos

Um dia com sol e o sussurro calmo do mar, é música para os meus ouvidos... Hoje seria bom que assim fosse.
Bom dia com música...pois hoje não poderia ser de outra forma.

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Idiotice laboral...



Banksy tem razão! 
Como eu lamento a verdade da afirmação e receio acreditar que isto só acontece, porque os idiotas deixam...


segunda-feira, 29 de setembro de 2014

A lei do eterno retorno... ao contrário

Diz a sabedoria popular que não devemos fazer aos outros o que não queremos que nos façam a nós ou seja, se faço mal tenho o troco e se faço bem, igualmente o terei... Pois bem, começo a achar que a segunda versão não é bem assim, já que a minha experiência raras vezes o confirma. Hoje, e mais uma vez, o pude comprovar quando em plena via pública e ao volante da minha limousine fui confrontada com um obstáculo, mandam as regras de trânsito que tenho de parar, assim fiz e assim fluiu o trânsito. Passados dez minutos, voltei a passar no mesmo local, mas desta vez em sentido inverso. Quem parou? Eu, novamente pois se não o fizesse, provavelmente as frentes das limousines tocavam-se pela primeira vez num amargo beijo.
Pergunto, de que me valeu ser cumpridora? Tive o troco do meu recente ato, mas na versão indesejada... Isto dá-me vontade de fazer tudo ao contrário, de ser uma fora da lei, uma foragida, um ser humano deplorável, pode ser que tenha melhores respostas...
Isto é apenas uma situação rotineira e banal, mas ultimamente tenho sido presenteada com a lei do eterno retorno... ao contrário!

sábado, 27 de setembro de 2014

Sabor a sábado #55





Bolo de água feito ao fim da manhã...
A esta hora já foi mais de metade, por isso a próxima fatia é para si!
Bom sabor a sábado!

quinta-feira, 25 de setembro de 2014