terça-feira, 9 de setembro de 2014

Homem de letras

Assinalou-se ontem o Dia Mundial da Alfabetização e a propósito da efeméride, muitas considerações se teceram acerca do valor e papel da formação na vida e do consequente sucesso que a literacia pode trazer às pessoas. 
Pois bem, nesta linha de pensamento, assisti a uma curta peça de jornalismo, em que se entrevistava um senhor e o mesmo se lamentava por não ter feito mais do que a terceira classe e isso, apenas lhe valeu o saber desenhar toscamente as letras do seu nome e um rebanho de ovelhas, pois se tivesse mais estudos teria um emprego melhor, dizia ele com uma aparente certeza na voz... O senhor é pastor! 
Fiquei a pensar nas palavras deste pastor... Teria um emprego melhor... Será que teria? Pergunto. Cada vez mais me convenço, ingenuamente talvez, que os empregos melhores não são aqueles em que se ganha muito dinheiro, que se tem um estatuto social de relevo, uma casa tecnologicamente confortável e um automóvel capaz de "fazer parar o trânsito" conduzido por alguém que não consegue parar um bocadinho no tempo que não tem. 
Acredito que aquele pastor será muito mais feliz do que muitos letrados carregados de cursos, pós graduações, mestrados, doutoramentos e MBA. Acredito que aquele pastor terá a tranquilidade, paciência e tolerância necessárias para não se atropelar nos seus pensamentos. Acredito que aquele pastor viva muito mais. Acredito que aquele pastor, viva muito melhor e... Acredito que talvez não saiba disso!

11 comentários:

  1. Uau! Grande reflexão e com a qual me identifico! Já várias vezes me questionei sobre isto...

    ResponderEliminar
  2. Marta a questão é em que é que nós acreditamos? Eu por mim já estive mais longe de vir a ser pastor, ainda que letrado.

    ResponderEliminar
  3. Compreendo a pertinência do teu texto.
    Mas também acredito que devido às poucas oportunidades , muitos valores se foram perdendo.....
    :((

    ResponderEliminar
  4. Talvez porque a vida não lhe deu outra opção nem ofereceu escolhas diferentes.

    ResponderEliminar
  5. Acho que sempre pensamos que seríamos mais felizes de outra maneira... Eu com um mestrado ou esse senhor como pastor.

    ResponderEliminar
  6. Com toda a certeza, "ele não sabe disso"...

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Ele não sabe que no fundo vive bem...
    Tens um desafio lá no meu blog ;)
    silencioprotector.blogspot.pt/2014/09/tag.html

    Beijinhos***

    ResponderEliminar
  8. O luxo seria ser conhecedor de literatura e pastor. Estou a imaginar o senhor a ler sentado em cima de uma rocha enquanto controla o rebanho e admira a paisagem, os cheiros a mato e o som dos pássaros.

    ResponderEliminar
  9. Talvez, talvez, mas nem sempre. Haverá muitos pastores impacientes, infelizes e isolados, quiçá frustrados. Quem sabe? Cada caso é um caso. E há com certeza também muita gente que queimou pestanas até mais não e que atingiu uma vida agradável e se sente em paz consigo mesmo...
    Beijinhos

    ResponderEliminar