quinta-feira, 18 de junho de 2015

Sou assim, nem mais nem menos

Gosto do preto no branco, não sou de cinzentos nem bejes.
Gosto do sim e do não, não me agrada o talvez.
Gosto do certo e do errado, não vou em "mais ou menos".
Podia continuar a enumerar aqui o jogo de contrários que norteiam a minha vida, mas acho que já se percebeu a ideia. Por ser assim, tenho dificuldade em entender certas pessoas que nunca se comprometem com nada, que fazem das suas vidas e relações um constante emaranhado conceptual de "depende", "relativo" e "quiçá. Não gosto de pessoas assim!
Não gosto de pessoas que se dizem apartidárias, "aclubísticas e outros termos prefixados por "a". Penso que essas atitudes redundam em conformismo fruto de ignorâncias consentidas ou involuntárias, mas sempre atitudes amorfas e insípidas.
No entanto, as pessoas do "quiçá" e dos "a", com poucas ou nenhuma convicções, muitas vezes se advogam com ares de espírito crítico sublimado em discursos questionantes com pretensões opinativas sobre tudo e sobre nada... Mas que grande contradição, para além de acríticos são ainda incoerentes... E por isso, me irritam... Porque tenho convicções, porque tenho uma cor futebolística, porque tenho uma cor política, porque tenho uma religião, porque sou!
Desculpem o desabafo a roçar o filosófico, mas sou assim.

7 comentários:

  1. Eu percebo o teu ponto de vista, mas a questão é que na vida são raras as coisas que são preto no branco!

    ResponderEliminar
  2. MMM's diz que não gosta de cinzentos e bejes e aprecia o preto no branco, que poderia ser o branco no preto mas isso agora não interessa nada.
    Estou consigo. Só não bato palmas porque o teclado precisa das mãos :-)

    ResponderEliminar
  3. A mim chateia-me mais as pessoas que têm imensas certezas sobre tudo e mais alguma coisa... tantas vezes muito mais ignorantes porque não olham para os diferentes lados, inflexíveis numa razão única, ou até que gostam de hastear a bandeira e encontrar consolo na ideia de que têm uma personalidade muito forte e vincada, de que não são influenciáveis, enfim, umas forças da natureza (isto agora foi para provocar) :)
    O argumento utilizado de quem não se revê nesse preto e branco quanto a muitos temas é sempre o de que não se quererem comprometer, quando possivelmente tão somente têm a noção de que a vida tem uma gama de cores muito mais vasta e complexa. Eu tenho algumas convicções que considero inabaláveis (e sim, tenho clube e paixões) mas tenho muito mais dúvidas nos mais variados temas. Vivo bem com isso e não preciso de encontrar respostas definitivas em tudo o que me rodeia.

    ResponderEliminar
  4. Como compreendo costumo dizer que o meio termo não tem lugar na minha vida ou é ou não é e as pessoas do "talvez" irritam-me completamente :)

    ResponderEliminar
  5. Eu também sou assim e sempre vi as pessoas que não se assumem como estrategas cobardes. Fujo deles.

    ResponderEliminar
  6. Bem depende das coisas, mas normalmente também sigo a minha ideia e não há meios termos.


    Beijocas

    ResponderEliminar
  7. Pessoas a quem chamo pessoas com pouca personalidade, ou com total ausência dela...acho sempre que escondem várias coisas lá dentro, e que não as conheço, passe quanto tempo passar...!

    ResponderEliminar