domingo, 31 de março de 2013

Menu do dia...home made #1

É quase uma certeza que um pouco por todo o país, numa casa portuguesa haja folar e amêndoas sobre a mesa. Das tradições pascais, salientam-se uma série de iguarias que dão colorido e sabor ao Domingo de Páscoa e que têm, na sua maioria, uma forte ligação à tradição judaico-cristã e também a rituais pagãos. Aqui fica a minha proposta: 
 
Menu do dia:
- Borrego à la carte -  o cordeiro é o símbolo de Cristo, filho e cordeiro de Deus, sacrificado em favor de todo o rebanho (Homem). Embora tido como símbolo da Páscoa cristã, o cordeiro já era muito importante na Páscoa judaica e nos cultos Teutónicos, onde era frequente o sacrifício de animais aos deuses.
- Coelho - o coelho da Páscoa é uma tradição de origem alemã. Dizia-se às crianças que os coelhos levavam os ovos e os escondiam nas ervas. Na manhã do Domingo de Páscoa as crianças tinham de procurar os ovos escondidos pelos coelhinhos. ( Será que o coelho português também escondeu os ovos de ouro num cofre de um qualquer banco...?)
- Folar pascalA tradição do folar assenta num ritual de dádiva, solidariedade e convívio, profundamente enraizado na sociedade portuguesa. (Maria de Lurdes Modesto, Festas e Comeres do Povo Português). Significa também, o presente que os padrinhos dão aos seus afilhados pela Páscoa e os paroquianos ao Pároco da sua paróquia. O folar está ainda associado ao pão que Cristo repartiu com os doze discípulos na Última Ceia, o ovo no topo do bolo, simboliza para os cristãos o renascimento, a Ressurreição.
- Amêndoas (sortido de cores, formatos, tipos...) - símbolizam a fertilidade, a vida renovada, um velho ciclo que termina para dar lugar a outro que começa na Primavera.
 
Nesta Páscoa dediquei-me ao Folar Pascal, aqui vão as etapas (a receita é segredo...porque, é da praxe que assim seja!):
 

...a espera foi longa mas a massa cresceu... e muito!...


... prontos para o quentinho do forno...

... et voilá...

Sem comentários:

Enviar um comentário