quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

A ditadura da cadeira

Não é novidade para ninguém que somos um país de gente sedentária. Esse sedentarismo começa logo a ser alimentado desde tenra idade. Senão vejamos: de manhã os pais acordam as suas crianças e sentam-nas à mesa para o pequeno almoço, tarefa concluída e a próxima paragem é na cadeira do automóvel. 
Chegadas à escola ou creche, eis que são sentadas em cadeiras onde mais ou menos confortavelmente, desbravam os caminhos do saber. Hora de almoço... mais uma cadeira, desta vez a da degustação...turno da tarde: mais um pouco da cadeira do saber... Chegam os avós, levam as crianças em mais uma cadeirinha do automóvel que estes compraram numa loja da especialidade e assim os levam para a as cadeiras das brincadeiras pedagógicas dos ATL's ou para as cadeiras onde se sentam a aprender o solfejo. 
Já em casa, depois de mais uma assentada na mesma cadeira do automóvel, jantam na cadeira almofadada da mesa da sala, jogam silenciosamente em tablets carregado de aplicações, sentados no sofá de fofas almofadas... 
É assim vão crescendo, sentados... Até porque as "cadeiras" são importantes para se ser um adulto de sucesso... E há que fazer as "cadeiras" e os "cadeirões"...

10 comentários:

  1. Dá que pensar.. mas já fiz em tempos um trabalho extra, numa fábrica 10 Horas em pé...e realmente só damos valor à cadeira, quando ela nos falta!

    ResponderEliminar
  2. eu quando era pequena , o que mais queria era correr e andar a pé ... sentada? era só mesmo no tempo de aulas e nas refeições ; agora que trabalho passo grande parte do dia sentada , mas ao fim do dia vou exercitar :)

    r: obrigada por me mostrar esse prisma .. mas não sei , é difícil !

    ResponderEliminar
  3. Eu, aqui me confesso, adepta da cadeira, do cadeirão e do sofá, já os meus filhos só se sentam para o mínimo essencial =)

    ResponderEliminar
  4. Está muito bem feita a análise da cadeira.
    :)

    ResponderEliminar
  5. É uma boa verdade que antigamente não nos sentávamos tanto, ía-se inclusive a pé para a escola, outros tempos e fico feliz por ter tido a minha infância dessa forma.

    ResponderEliminar
  6. E não esquecer os indivíduos que vão de carro para todo o lado e só estacionam mesmo à porta do emprego ou do café.
    De acordo com a teoria da evolução das espécies, se a humanidade não se destruir entretanto, daqui por uns milhões de anos os humanos nascem já com cadeira, rodas e volante, incorporados. xD

    ResponderEliminar
  7. É por isso que nos transportes públicos muitos jovens disputam os lugares aos velhos...

    ResponderEliminar
  8. Sedentarismo que tem como expoente máximo ... os alentejanos :-)

    ResponderEliminar
  9. Só tenho uma palavra para isso; paneleirices. Nós não tivemos nem metade dessas cadeiras todas, e as que tínhamos talvez não obedecessem às regras que ditam a ergonomia de hoje... como é que sobrevivemos?? (já agora, obrigada por ainda me leres, após tão prolongada ausência) =)

    ResponderEliminar
  10. Muito bem observado! Fico contente por ter tido uma infância feita de idas a pé para a escola, muito desporto, muitas brincadeiras e muito tempo sem pensar em cadeiras!
    Beijinhos

    ResponderEliminar