domingo, 22 de setembro de 2013

Estrelas prateadas ou "amaricadas"?

 
Com o regresso à escola, os miúdos requisitam os pais durante o fim de semana e, munidos das suas intermináveis listas de material escolar lá os levam até às papelarias, pois não querem arriscar faltas de material logo nos primeiros dias de aulas. Ora, mas é no momento da escolha do material que se observam as mais variadas atitudes, desde o filho que já tem grandes preocupações com as despesas escolares e escolhe as canetas mais baratas até ao pai que escolhe pelo filho.
Foi precisamente uma situação de autoridade paternal disfarçada, à qual assisti no passado sábado, que gerou em mim a vontade de a partilhar. Em traços gerais, pai e filho, numa papelaria, escolhiam um estojo onde coubessem as réguas de 20cm. Encontrado o tamanho certo e, pelos vistos, ao gosto do filho, o estojo preto com uma estrela prateada e avantajada num dos cantos, fez o pai verbalizar calma mas desconfotavelmente, uma observação reveladora de qualquer coisa mais ou menos preconceituosa (no meu ponto de vista): "Ouve lá, não achas que este estojo é um bocado amaricado?! Com estrelas prateadas? Não há aí nada com o Super Homem? " O miúdo não respondeu, e lá foram escolher um novo estojo para as réguas...
Fiquei a pensar no comentário do pai e naquilo que estava por detrás do comportamento paterno. Na verdade, temos ainda uma sociedade extremamente conservadora em que alguns pais têm um receio avassalador do "desvio" ao padrão e à norma convencional. Este pai, certamente, tem como grande preocupação a moldagem do seu filho áquilo que é o socialmente correto, não quer correr o risco de ter um filho "maricas" e por isso, nada de "coisinhas amaricadas" pois isso é tudo muito bonito... mas é na casa dos outros e com os filhos dos outros... por isso, é melhor prevenir (deve ser assim que pensa).
Tenho a dizer que o estojo nem era nada afeminado e não me parece que um estojo seja determinante na identidade sexual de alguém... mas isso digo eu!

9 comentários:

  1. Coitado desse filho. E se se calou é porque não é a primeira vez que isso acontece e já sabe que não vale a pena reclamar.
    Ainda há gente tão ignorante.

    ResponderEliminar
  2. Pensamento pequeno o desse pai,é por pensamentos assim que o preconceito existe e infelizmente vai existir sempre.

    ResponderEliminar
  3. Um comentário revelador de uma grande dose de ignorância e aceitação. Os telhados são de vidro.

    ResponderEliminar
  4. Apesar de hoje a sociedade ser mais aberta ainda há gente que não aceita bem coisas diferentes. Mas achar que a masculinidade ou não de alguém está num porta-lápis já é um bocadinho parvo.

    ResponderEliminar
  5. O miudo é que vai usar o estojo, por isso, se ele gostou do estojo o pai podia ter ficado caladinho.. Até podia estar cheio de flores e corações.

    ResponderEliminar
  6. Ele há cada pai mais preconceituoso, como se o estojo fosse influênciar a vida sexual do miúdo. Ahhh santa ignorância.


    bjs

    ResponderEliminar
  7. Realmente, mudam-se os tempos, mas muitas vezes não se mudam as vontades... Os pensamentos e as atitudes continuam retrógradas...

    ResponderEliminar