quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Temperos a gosto...

 
Todos sabemos que o consumo excessivo, seja do que for, é prejudicial à saúde, e nesta linha de pensamento o Ministério da Educação emitiu uma circular a ser cumprida pelas escolas já este ano letivo, na qual impõe a eliminação do consumo de sal nas cantinas escolares. Claro está que as crianças não vão começar a comer refeições insossas, o condimento vai ser substituído por ervas aromáticas. A tutela educativa sugere ainda mudanças na ementa semanal, que deve ser enriquecida com ensopados, jardineiras, açordas e caldeiradas.
Parece-me bem... é bonito de se ver esta preocupação com a saúde das crianças portuguesas nem que este procedimento seja um meio para atingir um fim... pois, tendo em conta que neste país não se dá ponto sem nó, não me surpreenderia que a "recomendação" fosse uma forma de dar sustento a um qualquer empreendedor que já cultivava laranjas mas que resolveu alargar a sua exploração, ouviu e seguiu os conselhos do Presidente da República e voltou-se para  o mar, agricultura e pecuária e agora, não tem a quem vender os orégãos, a salsa, os coentros e os borregos para o ensopado.

9 comentários:

  1. Tenho a certeza que há interesses por detrás de tão repentina preocupação.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Acho bem a preocupação mas há tanta coisa bem pior e ninguém se preocupa. Tantas pessoas com fome e eles preocupam-se com o sal. A sério!

    ResponderEliminar
  3. Querem cidadãos mais saudáveis por todas as razões e mais uma: poupar no sistema de saúde.
    Quando sugeriram o corte na quantidade de sal no pão, foi um alvoroço. O sal em excesso, está provado, não é benéfico para a saúde.

    ResponderEliminar
  4. Bem, eu até acredito que podem ter feito isto por ter interesse nalguma coisa. Mas a verdade é que o sal faz mal. Que todas as decisões que tomam com base em interesses próprios fossem tão saudáveis quanto esta.

    ResponderEliminar
  5. Ainda bem que cada vez mais se preocupam em servir comida saudável nas escolas, esperemos também é que agora com as especiarias também fique mais saborosa

    ResponderEliminar
  6. O que interessa é que a alimentação das crianças nas escolas vai melhorar! :)

    ResponderEliminar
  7. Ahahah, gostei da ironia. Quanto à alimentação das crianças acho bem que o governo se preocupe com isso, mas como disses e bem, deve existir algo por detrás de tal resolução.

    bjs

    ResponderEliminar
  8. Interesses há sempre, mas se for para as crianças comerem pratos mais saudáveis, até que vale a pena. :)
    beijinho

    ResponderEliminar
  9. Parece ser uma boa iniciativa porém já não estou a ver algumas empresas que fornecem refeições na minha cidade a cumprir com isso ...

    ResponderEliminar