quinta-feira, 8 de maio de 2014

Prenúncio egoísta

Existem alturas em que paramos para pensar na nossa condição humana, em particular no envelhecimento e naquilo que ele nos traz, ou melhor aquilo que ele nos tira... E tira-nos, entre outras coisas, a destreza física e a fraca capacidade de mobilidade, essa consciência torna-se manifesta quando vemos a velhice à nossa frente personificada numa figura humana que, ainda que não conheçamos, nos faz antever uma imagem... a nossa, algures num tempo que há-de vir. Foi o que acabei de ver! Um homem "velho" que para se conseguir sentar num degrau de uma escada de pedra, também ela gasta pelo tempo, teve que curvar todo o seu corpo frágil a anunciar uma quase fragmentação e só assim se pode sentar, replicando um comportamento de quadrúpede. 
Doeu-me a imagem e talvez essa dor seja egoísta, pois vi ali um prenúncio de um tempo corrosivo que um dia, será o meu.

9 comentários:

  1. É sempre triste ver essas situações, mas fazem parte da vida. Todos passaremos por isso.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Eu sinto o mesmo quando vejo essas coisas :\
    De facto a velhice está cada dia mais perto, mas o melhor é respeitar os velhinhos e viver a vida sem pensar muito nisso!

    ResponderEliminar
  3. Não quer dizer que seja o teu prenúncio. Eu trabalho com idosos e há alguns que se mexem bem melhor do que eu, mesmo tendo limitações físicas devido a algum tipo de patologia.

    ResponderEliminar
  4. A velhice assusta-me! mas depois tento pensar naqueles que têm uma idade jeitosa e têm mais energia do que eu com 30 anos

    ResponderEliminar
  5. A minha Mãe, com 99 anos, está sempre a citar uma frase do meu avô: A velhice é uma ladra, rouba-nos tudo.
    Creio que o meu avô tinha razão...

    ResponderEliminar
  6. Certamente todos ou quase todos chegaremos lá! É bom termos consciência disso para podermos, no hoje, ajudar estas pessoas na fase terminal das suas vidas! Nem que seja um sorriso! Se hoje somos novos, amanhã seremos velhos!

    ResponderEliminar
  7. Também penso nisso quando vejo assim velhinhos com algum tipo de dificuldade próprio da idade, e obviamente queremos todos chegar à velhice por isso temos mesmo que nos preocupar com a alimentação e com a saúde mas também com a parte psicológica, sermos mais positivos focarmo-nos no que realmente importa e sabermos que é uma fase da vida normal e que será um previlégio chegar até lá por mais dura que seja porque isso significa que vivemos bastante :)
    Bj S

    ResponderEliminar
  8. Se vivermos anos suficientes para isso, todos lá chegaremos. Faz parte das leis da vida. Mas custa imaginarmo-nos assim, lá isso custa.
    beijinho

    ResponderEliminar
  9. Pois... todos caminhamos para lá... mas... nem todos chegaremos lá...

    ResponderEliminar