terça-feira, 9 de abril de 2013

Corações que batem por Portugal

 
 
Já há algum tempo que andava com vontade de escrever um post sobre Joana Vasconcelos, hoje essa vontade concretizou-se ou não fosse a "nossa" artista plástica motivo de notícia em virtude do prémio que irá receber lá para o final da tarde. Joana Vasconcelos foi distinguida com o Prémio Personalidade do Ano de 2012 pela Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal pela sua brilhante carreira a nível nacional e internacional e como sendo a primeira mulher e a mais jovem criadora, a ter tido a honra de expor algumas das suas obras no Palácio de Versailles em Paris.
Realço o papel de Joana vasconcelos como uma importante figura no mundo das artes plásticas, é sem dúvida, uma portuguesa no mundo, uma embaixatriz da arte portuguesa contemporânea que tem feito chegar ao mundo bons ecos de Portugal.
Conheci o seu trabalho em 2009 (tardiamente, no meu ponto de vista), aquando da sua exposição Sem Rede no Museu Berado. Confesso que fiquei fascinada com os trabalhos aí expostos, não só pela criatividade evidente, pela atualização do que há de mais tradicional na cultura portuguesa e acima de tudo pela grandiosidade das suas obras, literalmente falando. Joana vasconcelos pensa em tamanho grande, cria em tamanho XXL em razão inversa à dimensão geográfica do, ainda nosso, país. Mas, tenho a clara convicção de que esta jovem ajuda a tornar o nosso Portugal "maior" no mundo das artes, pela sua paixão pela cultura portuguesa, espelhada por exemplo, em corações vermelhos que nos ditaram uma independência, amarelos que nos incitam ao otimismo e negros que nos lembram o nosso Fado.
Gosto tanto do seu trabalho que quase me apetece "oferecer" para integrar a sua equipa de artesãs do crochê...só era preciso que ela quisesse!
Parabéns Joana!

Sem comentários:

Enviar um comentário