sexta-feira, 10 de maio de 2013

Acho-lhes uma graça!!!!

 
Nunca ninguém está contente com o que tem. Se o governo tira feriados, ai! aqui d'el Rei porque não nos podem fazer issso, porque são direitos que nos tiram, porque é a identidade histórica, religiosa, cultural e tal, de um país que está em causa e por aí fora. Quando os têm, acham que não fazem sentido nenhum e que não deveriam ser assinalados, tal é o caso dos feriados religiosos.
 
Ora bem, é um facto que o nosso Estado é laico e como tal poder-se-ia deixar as comemorações religiosas para o "dia do Senhor". Mas também não deixa de ser verdade, que a civilização judaico-cristã está muito enraizada no nosso país, sabendo nós, que oito em cada dez portugueses são católicos. Ora, se democraticamente são mais os católicos, a sua vontade deverá ser respeitada. Logo, a manutenção dos feriados religiosos pode encontrar aqui uma justificação.
 
Mas aquilo que realmente me surpreende e acaba mesmo por me irritar, é que quando ouço estes fundamentalistas da laicização do Estado a defender os seus argumentos quase que acredito que trabalham arduamente nos dias de feriado religioso, tal é a sua retórica (de manipulação, às vezes) e a aparente convicção que evidenciam. Mas, quando chega o feriado, o tal religioso, esboça-se um sorriso nos lábios, um brilhozinho nos olhos e dizem corajosamente que bom, ainda bem que amanhã é feriado, não tenho que vir trabalhar!
 
Acho-lhes uma graça!!!

1 comentário:

  1. Como eu entendo o que pretende dizer!

    Há, no entanto, uma ressalva que gostaria de deixar: acho que mais do que os feriados, o que fazia sentido era a não tolerância de "pontes".

    Todos nós (penso eu) gostamos de um dia de "férias" a meio da semana, dá vigor, anima o espirito. Querer meter mais dias pelo meio "só porque sabe bem não fazer nada" a meu ver já é abusar da situação. Quem os quiser que retire das suas férias pessoais e que se regozije.

    A mim, pessoalmente, sabe-me pela vida um feriado e, ir trabalhar no dia a seguir nem custa tanto porque já descansei. Pior é chegar a tudo o que é sitio de funcionários publicos no dia a seguir e "está a faltar", "serviço encerrado por ponte", e afins... a meu ver é isso, muito mais do que os feriados, que nos retiram produtividade.

    Um feriado permite ganhar energias, ficar mais bem disposto, o que nos leva a ser-mos mais eficientes, eficazes e, em suma, produtivos... a "ponte" serve para malandrar e para fazer-mos o estado ter mais gastos.

    opiniões claro...

    ResponderEliminar