quinta-feira, 23 de maio de 2013

Apontamentos... e desapontamentos

 
A atualidade nacional já não me surpreende em praticamente, nenhum quadrante, pois há uns tempos a esta parte, temos sido bombardeados diariamente com más notícias principalmente sobre o estado desta nação que em tempos foi tão extensa, geograficamente falando, mas depois, contas bem feitas, ficou com o tamanho que temos, e ainda assim, valeu-nos o Atlântico, como me disse alguém que não é nada dado a intelectualidades...muito bem dito!
Com este panorama temos muito com que nos desapontar, tais são os apontamentos que vamos registando.
 
Ficamos ontem a saber que de acordo com a Forbes, a mulher mais influente no mundo é Angela Dorothea  Merkel.  O que me faz alguma espécie é o reconhecimento desta senhora como a mais influente, já que para mim a influência de alguém deve ser medida em função das suas boas práticas no que aos valores ético-morais diz respeito. E na minha simples opinião, na influência que exerce a senhora, não consigo vislumbrar grande coisa a nível ético.
 
Há pouco falava da reduzida dimensão territorial do nosso país... somos pequenos mas temos tudo a mais. Temos funcionários públicos a mais, temos arquitetos a mais, temos engenheiros a mais, temos professores a mais e agora também já temos médicos a mais. Aquela que era a profissão que tinha canal aberto com o emprego, também já deixou de ter. Ora, aquilo que eu acho que temos a menos, é racionalidade ou se preferirem, pouco siso. Já agora, não temos políticos a mais?
 
Portugal é o 5º país da Europa na compra de automóveis de gama alta, estando muito à frente de países do norte da Europa com maior poder de compra e, obviamente, sem programas de assistência financeira. Posso tirar duas conclusões acerca do facto: ou temos uma classe alta em crescimento em detrimento de uma classe média ou então os portugueses são todos loucos e ainda que não tenhamos para o pão, temos a vaidade de conduzir um BMW!
 
Há outra coisa onde ainda somos melhores e por isso, estamos ainda melhor classificados. Somos o 2º país do mundo que mais peixe inclui na sua alimentação. Isto é bom... convenhamos! E é bom sobretudo, para aqueles a quem importamos o peixe...somos bons a comer o peixe dos outros!
 
Quatro apontamentos que, honestamente, mais são desapontamentos...

Sem comentários:

Enviar um comentário