quarta-feira, 12 de junho de 2013

Os professores são maus... para os alunos?

A greve de professores às reuniões de avaliações e aos exames nacionais tem dado que escrever e acredito que muito se tem teclado à conta deste assunto. Os argumentos pró e contra a greve têm sido esgrimidos pelos vários quadrantes da sociedade civil, tendo sido os professores portugueses apelidados de alguma irresponsabilidade e desrespeito pelo trabalho dos alunos, afinal de contas o que se diz é que os alunos são os maiores prejudicados e não deveriam ser.
 
Há coisas que me apetece perguntar:
- então, os professores agora não podem fazer greve? Eles são cidadãos de uma sociedade democrática ou não?
- dizer-se que esta greve prejudica os alunos, não me parece que traga  nada de novo, pois a natureza da greve não é perturbar? Prejudicar? Ou estarei enganada?
- e quem é que os professores poderiam prejudicar a não ser os alunos?
-"... e agora com a greve os alunos não fazem os Exames e não podem candidatar-se à Universidade..." exagero, não?
 
A Educação tem de ser um serviço público e quem melhor conhece este serviço, são os professores, por isso, sou da opinião  que quem trabalha "no terreno" deva lutar pela manutenção desse serviço, independentemente de politiquices e sindicalismos.

9 comentários:

  1. Concordo, os stores não são maus, eles querem é o bem para os seus alunos sim isso é que é a verdade não mal.
    Eles é como se fossem "nossos" segundos pais pois ensina-nos para o nosso bem, mesmo que as matérias sejam aborrecidas e algumas das disciplinas, eles fazem tudo e muito mais a nós. Muitos deles vem de longe para virem dar aulas, ficam longe das suas famílias, para fazerem o que gostam e muitos dos alunos não aproveitam os stores que têm, muitas das vezes o sacrifício que os stores fazem para nos aturar, já não basta as horas e dias que tem para virem dar aulas. Muitos deles nos anos seguintes não ficam nas escolas que querem o que deveriam merecer enfim :( ficam é no desemprego! :( Este governo deveria era meter os olhos bem assentes na terra e olharem pelos direitos dos stores que eles na profissão que têm fazem a DIFERENCIA!

    ResponderEliminar
  2. Acho muito bem que façam greve...e afinal se as greves não prejudicarem ninguém de que é que valem?! Esse país precisa de ir para a frente e alguém tem que se mexer...pelo menos os professores fazem alguma coisa pela sua classe; fizesse o resto do proletariado português o mesmo e se calhar já não estávamos na situação que estamos.

    ResponderEliminar
  3. o Governo é pior porque parece que se quer recusar a reagendar os exames...
    Greve Geral, greve geral...

    ResponderEliminar
  4. Sim, o pormenor foi muito bem colocado, ainda porque até nestas aldeias tão puras já se começa a sentir o cheirinho da industrialização.
    E em relação ao teu post, é muito interessante e representa muito bem a nossa actualidade.
    Mas também concordo que infelizmente, e sem culpa nenhuma os alunos vão ser os únicos prejudicados. A verdade é que da maneira que o país está é como um último grito de desespero por parte dos professores e devem e estão no seu direito de exigirem os direitos que merecem. No entanto, muitos alunos vão sair muito prejudicados pois os exames não são nenhuma brincadeira!
    Beijinho
    http://chubby-buny.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Não estou totalmente de acordo. Dentro do funcionalismo público os professores são uma "classe" muito priveligiada, embora entre si haja diferenças brutais. Em anos passados sempre exerceram força de lobby junto dos diferentes governos no sentido de nunca perderem privilégios. E precisamente por estarmos numa sociedade supostamente democrática e se há milhares de pessoas do publico (quase 1 milhão!)e do privado no desemprego, porque é que a classe dos professores haveria de ser poupada?!
    Talvez se houvesse menos professores com 25 e 30 de carreira sentados À sombra da bananeira na carreira à espera da reforma, houvesse mais lugar para os desgraçados profs mais novos que andam como saltimbancos de terra em terra a pagar gasolina do saeu bolso, para ganhar um salário de caquinha...
    E não, não sou professora...vejo é para os dois lados.
    Uma medalha tem sempre duas faces.

    jinhossssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dificilmente alguém pensaria que era professora, pelo que escreveu.
      Parece-lhe então que a classe dos professores tem sido poupada? Porque, realmente, não há professores no desemprego, toda a gente sabe...

      Eliminar
  6. Eu percebo os professores e acho bem que lutem pelos seus direitos, mas não posso deixar de concordar um pouco aqui com a suricate, porque de facto há muitos professores a ganharem muito e a não fazer nenhum, já para não falar dos professores reformados que ganham reformas bastante altas, pelo menos alguns. E sinceramente acho que é normal que tenha de haver menos professores, porque também há cada vez menos alunos. A natalidade tem vindo a descer muito nos últimos anos e é normal que haja menos crianças nas escolas. Obviamente que também deve haver má distribuição em alguns casos, só tratando caso a caso é que se conseguiria ser justo.
    Quanto às greves propriamente ditas, sim o objectivo maior é prejudicar o funcionamento do serviço, mas acabam sempre por prejudicar quem não tem culpa e muitas vezes de forma bem grave. Acho que se deve optar sempre por outras formas de luta e só em último caso recorrer à greve. Concordo com greve em casos pontuais, por exemplo, uma empresa que não paga os salários aos funcionários e eles pararem todos. Ok, é legítimo. Mas este tipo de greves a nível nacional de departamentos públicos só prejudica quem não tem culpa de nada e os grandes que têm de facto algo a dizer estão pouco preocupados com isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nascem cada vez menos crianças - é um facto. Mas como a escolaridade obrigatória até aumentou, não há alunos a menos e professores a mais. E, se houvesse, o lógico seria aproveitar para criar melhores condições de trabalho a professores e alunos, com turmas menores e não maiores. Contra isso e outras medidas que só têm prejudicado os alunos, ninguém (dos que se insurgem mais ou menos contra as greves de professores) se manifesta...
      Sim, sou professora. Não, não posso fazer greve porque não estou no ativo. Se estivesse, o mais certo era fazer.

      Eliminar
    2. Está enganada, manifesto-me sim. Parece não ter lido tudo o que eu escrevi. Eu referi: "Obviamente que também deve haver má distribuição em alguns casos, só tratando caso a caso é que se conseguiria ser justo." Era a isso que me referia, poucos professores para muitos alunos nalguns sítios. Além de que também disse: "Eu percebo os professores e acho bem que lutem pelos seus direitos." E eu não disse que era contra esta greve em particular, e sim que acho (é a minha opinião, mais nada) que se devem tentar encontrar sempre outras formas de manifestação antes de se recorrer à greve, porque quem sai prejudicado é sempre quem não tem culpa. Mas, mais uma vez, esta é apenas a minha opinião.

      Eliminar