segunda-feira, 8 de julho de 2013

Coisas boas e coisas menos boas

Nos dias que correm tenho notado uma dificuldade generalizada, em aceitar que há coisa boas e coisas más que nos vão acontecendo e que fazem das nossas vidas aquilo que são. Diz-se frequentemente que há coisa boas e coisas menos boas, excluindo a hipótese de existirem coisas más, mesmo más!
 
Ora, no meu ponto de vista, há coisas boas...é bom termos saúde, é bom vermos o sorriso de alguém, é bom termos emprego, é bom termos liberdade, é bom termos água potável e por aí fora... mas também há coisas realmente más que podem ser, por exemplo, a negação das boas que acima referi e que muitos as nomeiam como menos boas.
 
Ontem aconteceram muitas coisas boas e outras tantas más por esse mundo fora, julgo que não devo estar muito longe da verdade...
... ontem soube de uma que foi designada por muita gente de um acontecimento menos bom na vida da família à qual pertencia um indivíduo que se suicidou. Não tenho a pretensão de esmiuçar argumentos ou motivos que originaram a trágica situação, nem tenho tão pouco essa legitimidade, estou de fora e é aí que me devo manter. Contudo, não posso deixar de me surpreender com a forma ligeira como as pessoas encaram certos acontecimentos maus, mesmo maus que, em última instância nos levam a equacionar o sentido da vida. Dizer que um suicídio é uma situação menos boa é para mim uma aberração, chega a chocar-me a indiferença, para não dizer frieza ou insensibilidade, com que as pessoas falam do assunto. Qual é o problema em dizer que há coisas más, mesmo muito más que se atravessam nas nossa vidas? Temos que ter sempre uma vida cor de rosa? Não pode haver lugar à infelicidade? Qual é o medo em chamar as coisas pelos nomes?

9 comentários:

  1. Às vezes as pessoas estão em negação ou não querem aceitar os factos.

    ResponderEliminar
  2. Porque há quem diga que falar em coisas más atrai coisas más... superstições digo eu.. lol

    ResponderEliminar
  3. Como eu entendo estas palavras. Um suícidio, seja de quem for, é sempre para mim, uma coisa muito, muito chocante.

    ResponderEliminar
  4. Uma situação dessas é sempre um momento mau...péssimo e tudo aquilo que lhe queiramos associar.

    Paninhos quentes é que não!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Ultimamente o discurso do Português ( ou mais das frases que se utiliza ) alterou-se bastante, o que por vezes nos deixa influenciar.
    Eu já citei a expressão "situações menos boas".
    Mas a verdade é que há só duas
    Más e Boas
    E, essa que relatas-te é MÀ

    ResponderEliminar
  6. Um suicídio é muito mau, muito chocante para ser apenas considerado menos bom. Podemos ter momentos ou dias menos bons. Mas uma morte é algo muito mau.
    Entendo que hoje em dia as pessoas queiram relativizar. Mas não se relativiza uma morte.


    bjs

    ResponderEliminar
  7. Um suicídio , a violência doméstica, um crime, ou o governo que temos são coisas realmente más quye devemos enfrentar como tais e tudo fazer para as extirpar.

    ResponderEliminar
  8. O suicídio é sempre um drama, uma situação muito má!

    ResponderEliminar
  9. Permite-me discordar desta tua "tese", porque apesar de se tratar de uma atitude egoísta o suicídio pode ser uma solução para sair do drama em que se vive. Daí poder ser uma coisa menos boa...pensa na eutanásia, para mim uma forma de suicídio...

    ResponderEliminar