domingo, 28 de julho de 2013

Outrora os domingos...

Acordei ao som dos sinos de uma igreja que provavelmente anunciava o início da missa dominical e , ao ouvir estes sons de culto religioso, lembrei-me dos meus domingos de infância e constatei que pouco ou nada têm a ver com os de hoje e, sem fazer futurismo, com o de hoje.
Há uns bons anos, o domingo era o dia mais esperado da semana, era o dia em que vestia o fato domingueiro, um vestido catita, a meia pelo joelho, uns sapatos de verniz, um magnífico rabo de cavalo fortemente abraçado por um laço cor de rosa e uma mala de tecido, feita pela mãe e onde crescia um jardim florido, bordado com mestria pela madrinha... aí guardava religiosamente os cinco escudos para os rebuçados, um lenço de pano e o catecismo pois, a catequese era um dos momentos altos do dia sagrado que se prolongava com a missa e pelo meio, ainda se ouviam uns sermões do sr. Padre aos meninos que só gostavam de achar graça às coisas nos sítios onde não deviam... tanta risota impossível de controlar eu dei nos momentos de homilia!
O domingo era também o dia do almoço melhorado, o dia das visitas que fazíamos ou recebíamos, recordo que naquela altura, as visitas eram inesperadas, não havia o hábito de se avisar que ia e por isso, não se preparava com antecedência a vinda de alguém...dava-se o que se tinha e acima de tudo, dava-se espontaneidade, humildade e alegria por nos vermos.
Hoje, tudo mudou...já não visto o meu melhor fato, visto um fato de treino. Já não calço os sapatos de verniz, calço uns ténis feitos na Indonésia ou na China. Já não me rio na missa. Já não visito os avós, aviso quem visito e sou avisada por quem me visita. O almoço ainda é melhorado!

Outrora os domingos eram dias de absoluto descanso, hoje começam a ser o dia zero de uma semana de dias úteis...as mães preparam as roupas dos filhos para a semana, os pais lavam o carro, os filhos fazem os trabalhos de casa... e ainda se tem que fazer a sopa para os dias em que não há tempo para mais!

19 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Tirando a época em que comecei a trabalhar (com 11 anos) em que o domingo era o único dia de descanso, foi dia de que nunca gostei. Até os programas de televisão (a preto e branco), tinham aquele "odor" a mofo dos domingos passados a pensar na semana de trabalho que se avizinhava.
    Para mim os domingos continuam a ser deprimentes. :(

    ResponderEliminar
  3. De facto os tempos são outros e perderam-se muitas coisas pelo caminho... hoje em dia, vivemos vidas aceleradas, não temos tempo para nada e o Domingo serve para descansar e organizar a semana seguinte...

    ResponderEliminar
  4. No meu caso também mudaram e bastante... Até aos meus 14/15 anos domingo era sinónimo de ir à missa e depois ir almoçar a casa dos meus avós com a família. Desde então esse hábito perdeu-se e agora os domingos já nem são dedicados à família. Ou servem para ficar em casa a fazer nada ou para ir dar um passeio :)

    ResponderEliminar
  5. Há muitos anos vi uma peça de teatro de um grupo do Porto, "Ai estes malditos domingos". Nunca mais fui a mesma. Sempre que a rotina e o marasmo me atacam aos domingos,penso na peça e nunca deixo de sorrir...coisas minhas.

    Abraços

    ResponderEliminar
  6. Para mim, os domingos têm um pouco de tudo. Antes ficava mal humorada porque ao domingo à tarde tinha sempre de trabalhar, preparar a semana que aí vinha. Felizmente ou infelizmente, agora os domingos para mim voltaram a ser o que eram nos meus tempos de infância: missa, família e convívio. Mas no final do dia sinto sempre uma certa nostalgia: são os problemas que me assaltam, é a família separada durante a semana. Enfim, coisas de pessoas comuns! Gostei do texto, da lembrança de tempos de criança! Aí, era tudo tão mais fácil e simples!!!

    ResponderEliminar
  7. Fizeste-me voltar à minha infância. Domingos dia de missa, de almoço melhorado, de visita à casa dos avós. Confesso que em adolescente tudo isto me aborrecia, sobretudo as tardes passadas em casa dos avós. Sendo filha/neta única durante anos aborreciam-me aquelas tardes passadas com os adultos.
    Hoje gosto dos meus domingos. Gosto de acordar sem despertador, de tomar o pequeno almoço com calma, de aproveitar ter tempo disponível para fazer o que gosto. E o tempo voa.....

    ResponderEliminar
  8. te lendo fiquei relembrando meus tempos!!
    Que saudade!!!!!


    Bom domingo pra ti!

    ResponderEliminar
  9. Missa, visita aos familiares e partilha.. coisas que nos marcaram na nossa infância. E agora pensando nisso e olhando para a sociedade de hoje, vejo jovens sem objetivos, sem ideais, sem pensamento critico e sem afeto e partilha, uma Igreja envelhecida e triste. E pergunto me, será que o facto de se ter aquele apoio emocional e religioso não faz falta na atual sociedade? Eu acho que sim, acho que os pais de hoje deveriam de incentivar os jovens a ir à missa e a ganharem um gosto especial pela Igreja. Quantas pessoas dispensam parte do seu dia a escutar os seus avos, pais, tios, irmãos, etc. Quem esta próximo dessas pessoas quando mais precisão? Pois, poucos de nós. Só nos lembramos de muitos quando já não estão cá, e nessa altura já sabemos lhe dar valor.
    Com este novo Papa acredito que ele irá conseguir cativar os jovens, e estes vão melhorar e criticar a Igreja, porque Ela também tem ideias menos corretas, e juntos vamos tornar a sociedade mais equilibrada e forte. Porque só quando for assim é que podemos ganhar a estabilidade económica e social que tanto pedimos aos nossos políticos, mas só depende de nós e está tão próxima.
    Pensem nisto.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  10. Tal e qual. O stress do dia-a-dia já invadiu o domingo. Hoje por acaso tive um domingo desses porque foi dia de festa religiosa cá na terrinha. Vestidinho, missa e procissão, almoço melhorado. :)
    beijinho

    ResponderEliminar
  11. Devo dizer-te que o teu texto me despertou umas certas saudades dos meus "primeiros" Domingos :)

    ResponderEliminar
  12. interessante estava a ler este post e a ver a minha infancia...
    gostei mesmo muito bjito,boa semana:)

    ResponderEliminar
  13. O meu continua exactamente igual. Acordamos tarde e vamos para casa da mãe. O pequeno almoço é em casa dele e estendeno-lo até à hora do lanche. Nunca sabemos quantos somos nem a que horas chega quem. Mas uma coisa é certa os domingos são exactamente iguais,só que agora somos mais,os maridos e as mulheres tb vão.
    beijinho

    ResponderEliminar
  14. Que maravilha de texto!

    Tudo isso fez parte da minha infância.

    Deixei de gostar do domingo depois de casada e com a minha filha, pois era um dia de trabalho...aulas a preparar, casa para arrumar...etc...etc...

    Hoje, apesar de aposentada, continuo a não gostar dele. Prefiro o sábado!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  15. R: eu nunca terei coragem do pintar porque não quero estragar a cor natural do cabelo

    ResponderEliminar
  16. Os meus domingos também eram assim, tinha uma roupa só para o domingo, hoje uso tudo, seja domingo ou semana. A missa de manhã, o almoço costumava ser cozido À portuguesa, a visita aos avós maternos de tarde.

    Hoje os domingos confundem-se com todos os outros dias da semana.

    ResponderEliminar
  17. Os meus domingos também foram assim, mas só até ir viver para Inglaterra. A partir daí, entrei na onda do relaxe dominical. Nessa altura, fazia-me muita impressão ver tantas coisas abertas ao domingo em Londres... agora talvez haja ( em proporção) mais coisas abertas em Lisboa do que lá.
    Como dizia o poeta " Mudam-se os tempos..."

    ResponderEliminar
  18. Engraçado! Hoje acordei com a mesma sensação nostálgica dos meus Domingos de infância, à excepção de que, nesta minha nova localidade, não se reza a missa ao Domingo e a pequena capela não é merecedora de sino nem para anunciar a hora! Muitas vezes penso que, nunca deveria ter tido uma infância tão feliz para que, o presente na idade adulta, não me parecesse tão incompleto e vazio, especialmente ao Domingo.

    ResponderEliminar
  19. Que saudades desses domingos, parece que foi há tanto tempo.

    ResponderEliminar