segunda-feira, 24 de junho de 2013

Algum deserto jornalístico

No jornal das 8 da TVI do passado sábado (22/06/013), foi apresentada uma reportagem sobre a desertificação de aldeias neste Portugal envelhecido - Aldeias que ficam sem gente.
 
Até conheço os lugares que foram filmados, mas isso não é o que realmente interessa, o que me interessa foi  a surpresa pela fraca qualidade da reportagem, designadamente do jornalista que a conduziu.
Começou por apelidar os três ou quatro habitantes da aldeia por "serranos", para quem não sabe é um adjetivo muito pejorativo por aquelas bandas, continuou... e desde afirmar que numa determinada casa "vegeta uma criatura alemã" a alguém que tem uma vida possivelmente de eremita ou talvez mais solitária, afirmar que a habitação de um dos habitantes era uma "espelunca" e até prever que aqueles idosos "daqui a meia dúzia de anos morrem", foi de algum mau gosto.
 
No meu ponto de vista, penso que o jornalismo de reportagem/informativo deve pautar-se pela objetividade e imparcialidade, mas o que para mim ficou visível naquela reportagem foi a conceção de um conjunto de juízos de valor depreciativos e ofensivos para aquelas gentes, ousando até fazer o papel de mais um Nostradamus do século XXI.
Reconheço que esta reportagem tenha tido uma intenção interventiva no plano político e social, no sentido de mostrar as desigualdades sociais e as condições, por vezes, pouco nobres em que vivem os nossos idosos reformados, ainda assim, poderia ter havido um maior cuidado e rigor na forma como foram ditas as coisas.

Não digo isto porque até conheço o lugar... digo isto porque na realidade foi lamentável falar assim destas gentes que vivem em Aldeias que ficam sem gente.

6 comentários:

  1. Não vi essa pérola de reportagem. Cá em casa vemos pouca TV. Quando os meus pais estão cá, como acontece agora, sempre se vê mais a TVI. Mas entendo e concordo plenamente com o que diz!

    ResponderEliminar
  2. É por essas e por outras que eu muito raramente vejo a TVI. É uma tristeza.
    beijinho

    ResponderEliminar
  3. Não vi a reportagem, aliás, raramente vejo noticiários, mas quando vejo são os da tvi, que é o canal que o meu pai está sempre a ver.

    Se realmente é como dizes, a reportagem deixou um bocado a desejar!

    ResponderEliminar
  4. Eu não vi essa reportagem mas segundo o que tu dizes eu sou da opinião que é possivel demonstrar a realidade e as condições de uma forma imparcial, sem ser necessário recorrer a isso :\

    ResponderEliminar