sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Welcome ou não?


Não aprecio esta ideia de "dar" chinelos à entrada da porta a quem nos visita, parece-me que essa prática fica a dever muito à cortesia e ao gosto em receber visitas. Pessoalmente, nunca fui surpreendida por um par de chinelos à minha espera em casa de familiares ou amigos, se tal acontecer, confesso que dificilmente me voltarão a apanhar em tal lar... ainda que o chinelo tenha bordado um welcome a fio de ouro!
No meu ponto de vista, acho que as pessoas não vão para casa dos outros com as solas dos sapatos carregadas de lixo, não acredito que a intenção em visitar alguém seja sujar as carpetes de Arraiolos ou os tapetes do Ikea, também não me parece, principalmente as senhoras, que gostem de se descalçar quando têm nos pés uns sapatos "lindos de morrer", com os quais desfilam ostentosamente a provocar a cobiça alheia. Acresce ainda o facto de achar que este procedimento pode levantar algumas suspeitas quanto a higiene e saúde, sabemos lá quem já calçou aquele chinelo?... resta-nos acreditar nos hábitos de limpeza dos zelosos anfitriões.
 
Pois bem, quem me visitar pode estar ciente de que não tem chinelos à sua espera a anunciar um welcome to my home sweet home!

24 comentários:

  1. Agora lembraste-me uma cena da série "Sex ad the City", em que a Carrie vai a uma festa a casa de uma (pseudo) amiga e é obrigada a descalçar-se... e no fim da festa... "cadê" os Manolos???

    Eu descalço-me quando chego a minha casa porque gosto de andar descalça, mas não faço tal coisa em casa dos outros, nem obrigo os outros a fazerem tal coisa em minha casa. Se alguém, inadvertidamente, sujar o chão em minha casa, limpa-se. No stress!

    ResponderEliminar
  2. Acho o mesmo! Se algo se sujar, limpa-se!
    Não é o fim do mundo nem coisa parecida!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Em minha casa ando descalça... mas se receber alguma visita, não faço esse tipo de exigência. Anda tudo à vontade :)

    ResponderEliminar
  4. Era mesmo eu, que adoro andar descalça em casa que ía obrigar quem me visita a calçar chinelos. Cada um calça e descalça o que quer e onde quer. Acho isso uma pravoíce.


    bjs

    ResponderEliminar
  5. Nunca me pediram tal coisa nem eu peço a quem me visita. Acho que se me pedissem não me importava, só vendo :)

    ResponderEliminar
  6. Percebo o que queres dizer, mas não vejo mal nenhum nisso. Já tenho feito isso em casa de família próxima, pessoas com quem tenho confiança, claro. Não exigo isso às visitas, mas se mo fizerem não levo a mal. Aliás há muitos países onde é hábito, quando entram em casa, seja de quem for, as pessoas descalçarem-se e andarem descalças. Nesses países todas as casas têm uma sapateira à entrada onde pôr os sapatos.
    beijinho. bom fim de semana

    ResponderEliminar
  7. Se me começares a pedir que ponha chinelos para visitar esta tua agradável habitação não volto!
    Sinceramente acho que quem faz isso começa mal a arte de bem receber porque as visitas ainda estão a chegar e já lhes está a passar um atestado de porcos...

    ResponderEliminar
  8. Não fazia ideia que em alguns sítios as pessoas recebem assim os outros em casa.Se algum dia me derem logo chinelos a entrada lá tenho que os usar,o cheiro depois de me descalçar é que não deve ser tão bom :)

    ResponderEliminar
  9. Nem me passa pela cabeça tal ideia....
    E nas visitas que faço nunca fui confrontada com os chinelos, senão....não seria mais visita (digo eu)
    :)) Bom Fim de Semana

    ResponderEliminar
  10. Um pouco rude, sem dúvida... e de facto, sabemos lá nós quem já calçou o belo do chinelinho? :P

    ResponderEliminar
  11. Acho uma ideia um bocado estúpida. Na minha casa não.

    ResponderEliminar
  12. Eu fazia o mesmo. Se fosse visitar alguém e me viessem com essas caganças, era gajo pa voltar as costas e abalar.
    Sou algum japonês, ou muçulmano? xD

    ResponderEliminar
  13. Correndo o risco de apanhar pé de atleta e a seguir ser apurado para os jogos olímpicos.Eheheheh

    ResponderEliminar
  14. Parece-me que a ideia de oferecer chinelos às visitas é uma grande falta de educação e, se isso me acontecesse, faria o mesmo que sugere. Excepto no Japão, claro, onde esse é um hábito normal que faz parte da cultura deles. Mas lá que estranhei quando lá estive pela primeira vez, estranhei...
    Bom fds

    ResponderEliminar
  15. Eu adoro chinelos, mas é para mim. ahahah

    ResponderEliminar
  16. Nunca me aconteceu, nem nunca fiz.

    http://mundodeariel.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  17. Já me aconteceu quando fui, já há alguns anos atrás, visitar uns amigos dos meus pais com eles mas viviam no estrangeiro por isso acho que por lá devem ter mais esse hábito. Não gostei, sinceramente :s

    ResponderEliminar
  18. Isto é novidade para mim... olha a porra...lol

    ResponderEliminar
  19. aqui em Portugal não se usa muito, mas acho simpático!

    ResponderEliminar
  20. Quando era pequena cheguei a visitar duas ou três casas de colegas de escola onde tinham esse hábito. Nunca achei piada à coisa, dava-me a sensação de ser uma porca que andava com os sapatos cheios de porcaria :D

    ResponderEliminar
  21. Se tiverem uma criança que gatinha pelo chão, dá jeito não ter sapatos a andarem pela casa...
    E os chinelos de cortesia após cada viagem fazem uma volta na máquina

    ResponderEliminar