quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Cair que nem uma "patinha"

Isto de se lidar com pessoas de várias regiões do país tem o seu quê de interessante e por vezes, embaraçador. Foi assim que me senti quando falava das pernas de uma mesa e alguém me diz que a mesa tem "patas". Hein? Desculpe, tem o quê? Patas? Desculpe? Patas. Insistíamos os dois... "Patas" têm os animais, ripostei eu já com alguma irritação por achar que estava a ser provocada por alguém pouco educado. Aqui (algures no norte), nós dizemos as "patas" da mesa, ou se preferir, as "patinhas" da mesa...
Esclarecida e envergonhada da minha rispidez, curvei-me e baixei as armas... os regionalismos têm destas coisas... ou será que caí que num uma "patinha"?

13 comentários:

  1. Por acaso também lido com pessoas de norte a sul e é engraçado ver os diferentes temperamentos, as diferentes formas de falar e até mesmo personalidades!

    Mas mesa com patas nunca se viu não! Eheheh

    Beijinho *


    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Pois, os regionalismos têm muito que se lhes diga. Conheço pessoas do norte e essa das patas ainda não tinha ouvido, mas gosto muito do termo " a canalha" que se utiliza vulgarmente no norte para as pessoas mas que por estes lados quer dizer outra coisa.


    bjs

    ResponderEliminar
  3. Eu sou do Norte e nunca ouvi tal coisa! Mas podem usar essa expressão noutras zonas....

    ResponderEliminar
  4. Tenho para mim, que caíste que nem uma patinha! Nunca ouvi essa expressão!

    nadinhadeimportante.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Na realidade cada região tem o seu dito, eu sou Alentejana, mas confesso que conheço pessoas do Norte e não me recordo dessa expressão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca tinha ouvido chamar-lhe esse nome, mas por vezes, de região para região
      os termos mudam.
      Desejo que esteja bem.
      Bj.
      Irene Alves

      Eliminar
  6. Vivo no Norte e nunca tal ouvi. Pode ser um regionalismo! Onde vivo , também estranhei certos termos, quando para lá fui.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Vivo no norte e por cá as mesas têm pés ou pernas...estás a falar de que norte?

    :-)

    abraços

    ResponderEliminar
  8. eu também sou do Norte e digo pernas...mas, acho que se alguém me dissesse patas no contexto compreendia ao que se referia :)

    ResponderEliminar
  9. Por acaso sou do norte e nunca ouvi tal coisa, diz-se sempre pernas da mesa....

    ResponderEliminar
  10. Vivi uns anos no norte e não me lembro de ouvir isso.

    ResponderEliminar
  11. Nunca tal tinha ouvido. Mas que há muitas palavras ditas de forma diferente em regiões diferentes, lá isso há. Por exemplo os meus pais, cujas aldeias natal distam uns míseros 10/15 Km, às vezes discutem porque cada um acho que o mais correcto é a palavra que aprendeu a dizer. LOL
    beijinho

    ResponderEliminar