terça-feira, 1 de julho de 2014

"Coiso" e tal...

É um facto que a língua portuguesa é um prodígio de significações e vocabulário e por isso, é comum  lidarmos com termos que dizem muitas coisas... Isso mesmo, coisas!
Acho hilariante ouvir conversas como esta que passo a reproduzir:

Aqui há dias vi o coiso, aquele que vive naquela casa amarela nova, com aquelas coisas enormes em cima do telhado e que casou com a coisa que trabalha na junta. Andava a coisar a relva do jardim... Isto há coisas, pá! Quem diria que um homem daqueles  todo cheio de não me toques, agora andava de cortador na relva nas unhas... Isto ninguém pode dizer que está bem... Achei-o muito coisado, até tive pena dele! Coitado!

Coisas da vida! 

7 comentários:

  1. Pensei que o termo “coiso” quando se refer a “alguém” estava ultrapassado há muito!
    Aprendo com cada coisa! : )

    ResponderEliminar
  2. O mau é começar a falar no coiso....e na coisa.....e depois fica muito mal no contexto da conversa.
    :((

    ResponderEliminar
  3. Resumindo...conjugou o verbo coisar!!!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Em relação a isto hum... Como digo?.... Hum.... Coiso....

    ResponderEliminar
  5. O 'coiso' e a 'coisa' foram banalizados.
    Pessoas, animais, acontecimentos e muito mais coisas, foram transformados em 'coisos' e em 'coisas'.
    Faz-me confusão e, por vezes, urticária, ver muita gente a usar o 'coiso' numa demonstração de incapacidade verbal e de pensamento.

    ResponderEliminar
  6. mmm'samiga/o (?)

    Coiso assim deixa-me meio coiso e se matutar nisso ainda me dá um coiso, ups, uma coisa. O texto está bué da fixe e tem muita piada. Parabéns.

    Tenho-te encontrado nos blogues de muita malta amiga e, de uma forma geral, gosto dos teus comentários. Hoje decidi vir até cá e em boa hora o fiz, pois tens um blogue excelente com um título fabulástico e bem escrito. Mais parabéns. Já me inscrevi como teu seguidor. Acabo de comentar e vou colocar o Lavar a cabeça nos meus BLOGUES MAIS FIXES na minha Travessa - onde espero por ti.

    Se és coisa: Qjs = queijinhos = beijinhos (e até rimam)
    Se és coiso: Abç

    ResponderEliminar
  7. Não gozes, nunca se sabe quando a "praga" dos «coisos» vai fazer uma aparição no nosso vocabulário quotidiano. Tem algo a ver com a fadiga, a falta de descanso, noites mal dormidas, má alimentação, etc. Os neurónios (já ia dizer coisos) vão-se apagando e pronto: queres lembrar aquela palavra que usavas abundantemente? Foi-se! Fica o "coiso" no lugar. :(

    ResponderEliminar