quarta-feira, 30 de julho de 2014

Não foi uma boa viagem!


Há dias tive a necessidade de viajar em transportes públicos, nomeadamente na Rede Expressos. Fiquei bastante surpreendida, ou melhor, mal impressionada com a qualidade, limpeza e higiene do autocarro em que viajei.
Assim, fiquei a saber que aquele banco já tinha sido partilhado pelo Luís que ama a Sílvia e que, provavelmente, quer que tudo o mais vá , não para o inferno, mas à m**** (não se vê muito bem na fotografia, nas a palavra escrita está à esquerda do recipiente para o lixo). 
Pois bem, duas leituras se podem retirar olhando para as costas deste banco de autocarro... A que imediatamente nos assalta é que a empresa não prima pela qualidade nem pelo brio em termos de serviços físicos, a outra e que para mim é bem mais preocupante, tem que ver com o civismo dos portugueses. Sei que corro o risco de estar a ser preconceituosa, mas acredito que quem tenha "vandalizado" aquele espaço tenha sido um jovem. A ser assim, é evidente o vazio valorativo dos nossos cidadãos mais jovens e até antever cenários pouco dignificantes para os adultos que os educam.
Confesso que não foi uma boa viagem, o destino a que cheguei foi inquietante, metaforicamente falando...

18 comentários:

  1. Infelizmente há cada vez mais falta de civismo, e tal constata-se em locais públicos (transportes, serviços, até na rua). E há, também, cada vez mais um sentimento de impunidade, porque as pessoas sabem que a Justiça não funciona (e quando funciona, funciona tarde e mal) e portanto fazem o que querem e o resto que se lixe!

    ResponderEliminar
  2. quando andava de transportes públicos pensava a mesma coisa, principalmente na falta de higiene.
    Metia-me aliás impressão.... blargh ! E a falta de civismo...santinha!

    ResponderEliminar
  3. Concordo com o que escreve aqui não se trata de ser ou não preconceituosa, porque se a bem conheço não o é. Quando vou para a escola encontro sempre assim os autocarros ou ate pior, as pessoas deveriam era preservar mais as coisas que tem enfim...

    ResponderEliminar
  4. Velhos tempos aqueles de quando estuda na faculdade e ia todos os fds de Rede Expresso. Nessa altura eram limpinhos e batia-se lá grandes sonecas. mas agora estou a ver que mudou... pena. :/

    ResponderEliminar
  5. Gostei da expressão “vazio valorativo”.
    Não sei se a juventude desenvolveu um sentido de propriedade pela qual não tem brio. Tudo é nosso e podemos fazer o que bem entendermos.
    As pessoas têm que ser educadas de forma a preservar o que é de todos, para bem das suas comunidades. Há, de facto, um grande desleixo que é transmitido aos mais jovens. Impõe-se uma alteração dos comportamentos dos adultos.

    ResponderEliminar
  6. É uma realidade que por vezes ,ou quase sempre, dói, não preservarem um espaço público que não é só deles , mas sim de outros passageiros.
    :((

    ResponderEliminar
  7. Por acaso já viajei algumas vezes na Rede Expresso e sempre encontrei autocarros bem conservados e limpos. Mas pior do que bancos riscados são bancos com pastilhas elásticas como já encontrei em vários autocarros (sem ser da Rede Expresso) :S

    ResponderEliminar
  8. é triste essa juventude que só sabe destruir

    ResponderEliminar
  9. isso no UK é totalmente inaceitável, tanto a falta de higiene como a vandalização. As pessoas são capazes de parar o autocarro para fazerem queixa ou tomarem as medidas por elas!

    ResponderEliminar
  10. Acho que voltamos sempre à questão de mentalidade.

    ResponderEliminar
  11. Educação, civismo e respeito são valores que cairam em desuso, logo, nada mais podemos esperar que esse tipo de comportamento.
    É lamentável, mas é assim.

    ResponderEliminar
  12. Vejo a falta de civismo dos portugueses todos os dias no Metro. Impressiona-me cada vez mais. Quanto á empresa, por mim, está ilibada.

    ResponderEliminar
  13. Vejo a falta de civismo todos os dias no Metro. Impressiona-me. O que pode fazer uma empresa perante tanta falta de chá?

    ResponderEliminar
  14. Tudo depende das companhias. Mas sim, as pessoas são porcas!

    ResponderEliminar
  15. Também me inquieta certos comportamentos dos jovens... Assustador!

    ResponderEliminar
  16. Já tenho usado a rede expressos para me transportar e nunca tive razão de queixa. Mas já não viajo por lá há algum tempo. Às tantas essa foi mais uma consequência da crise, poupança nas limpezas. :/
    Quanto ao civismo das pessoas, esse tipo de atitudes já não me espanta. Infelizmente.
    beijinho

    ResponderEliminar