sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Todos os nomes

Aqui há tempos ficámos a saber que os nomes mais escolhidos em Portugal para começar a construir a identidade dos recém nascidos, foram Maria e Rodrigo. Nomes nada elaborados e sem estrangeirismos e invenções lunáticas... A propósito de nomes... Conheço uma família em que o pai se chama Óscar e as três mulheres da casa são Núria, Petra e Cibele, respetivamente filhas e mãe... Confesso que me causa muita estranheza estes tipos de nomes, o do pai só me lembra nome de gato e cinema, os das filhas não me lembram nada, pois não os consigo associar a qualquer conteúdo, já o da mãe está para mim irremediavelmente, conotado com vernizes para as unhas. 
Tinha graça se o meu nome próprio também fosse estranho, não?  
Mas sou portuguesa e o M... está lá, no meio de todos os nomes e apelidos.

9 comentários:

  1. O meu primeiro nome há 33 anos não era comum, muito pelo contrário. O segundo é quase uma raridade...
    Sou do tempo das Anas, das Raqueis, das Mónicas, Patricias...

    ResponderEliminar
  2. Maria mantêm-se no pódio ...ao que ouvi João também está nas escolhas dos portugueses este ano...gosto!!
    Beijinhos!
    Maria

    ResponderEliminar
  3. Olha os meus netos têm bem nomes portugueses " Miguel - Rodrigo -Maria
    Uma amiga telefonou-me, com pena do nome que iam pôr à neta.
    " Olívia " disse-lhe simplesmente que acho bem bonito.
    Bom Fim de Semana

    ResponderEliminar
  4. O meu apesar de ser invulgar - já o foi mais - não tem nada a ver com marcas de vernizes! ;)

    http://miscelaneathesecond.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Se fores ler os nomes do pódio, percebes que os portugueses andaram a dar nomes chiques aos filhos. eheheh

    ResponderEliminar
  6. Uma evolução nos nomes… até concordo! : ))

    ResponderEliminar
  7. O meu nome não é dos mais convencionais mas também não é estranho!
    (não desgosto de Petra :/ )

    ResponderEliminar
  8. se os pais soubessem o que os seus filhos podem passar devido ao nome que lhe foi dado, talvez tivessem mais cuidado. :)

    ResponderEliminar
  9. Também sou do tempo das Marias! Aliás tenho muitas amigas com o M lá no meio! Na altura não gostava muito! Agora até lhe acho uma certa graça!

    ResponderEliminar